AS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NO DESENVOLVIMENTO ESCOLAR DE CRIANÇAS COM TDAH

Autores/as

  • GABRIELA AMÉRICO DE SOUSA COSTA Faculdade Adventista da Amazônia (FAAMA)
  • ELÁDIA VIEIRA DUARTE DA SILVA Faculdade Adventista da Amazônia (FAAMA)
  • LUCÉLIA DOS REIS SANTOS SOARES Faculdade Adventista da Amazônia (FAAMA)

DOI:

https://doi.org/10.25194/rf.v16i3.1742

Palabras clave:

Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade, Educação Inclusiva, Tecnologias Educacionais, Ferramentas Digitais Educativas

Resumen

O Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é descrito como um transtorno neurobiológico, de influência genética, que apresenta alterações das substâncias químicas dopamina e noradrenalina, afetando as funções executivas e cognitivas. Pode acometer ambos os sexos. Os sintomas se manifestam na infância e na adolescência, e se caracterizam por apresentarem um quadro de desatenção, hiperatividade e impulsividade, afetando vários setores da vida, como o social, o escolar e o profissional. Quanto à educação, estudos mostram que as tecnologias educacionais têm oferecido contribuições para o desenvolvimento escolar dos alunos. Levantou-se a necessidade de realizar esta pesquisa, de revisão bibliográfica, para avaliar a eficácia das tecnologias educacionais como auxílio no desenvolvimento do aluno TDAH, com o objetivo de reconhecer sua eficiência como suporte para o professor trabalhar em sala de aula, a fim de envolver a criança acometida pelo transtorno e ajudá-la a desenvolver suas habilidades e competências desejadas em dado período escolar. Esta pesquisa justifica-se pela relevância em se discutir sobre a utilização das tecnologias educacionais, bem como a importância das escolas terem acesso e disponibilizarem tais ferramentas, como uma forma de promover a democratização do acesso à educação e a inclusão de alunos portadores de alguma deficiência, tendo como foco o TDAH.

Citas

ABDA. Associação Brasileira de Déficit de Atenção. O QUE É TDAH. Disponível em: https://tdah.org.br/sobre-tdah/o-que-e-tdah/. Acesso em: 2 out. 2022.

BARKLEY, Russell A; BENTON, Christine M. Vencendo o TDAH – Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade: adulto. Artmed, 2011.

COUTOL, Taciana de S; JUNIOR, Mario R. de M; GOMES, Cláudia R. de A. Aspectos neurobiológicos do transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH): uma revisão. Ciência&Cognição. vol.15 no.1 Rio de Janeiro, abr. 2010

DAMACENO, Gabriele de Moraes; SILVA, Juan Manoel; BRANDÃO, Fabiana Fernandes de Freitas. CRIANÇAS COM TDAH E O USO DA TECNOLOGIA PARA AUXÍLIO DA APRENDIZAGEM. Anais: Exposição Anual de Tecnologia, Educação, Cultura, Ciências e Arte. Instituto Federal de São Paulo- Campus Guarulhos - v.2, 2022. Disponível em: file:///C:/Users/GABRIELA/Downloads/65-Texto%20do%20Artigo-493-2-10-20220830%20(3).pdf. Acesso em: 17 jan. 2023.

DAMASCENO, Mônica Maria Siqueira; OLIVEIRA, Ricardo Damasceno de. Tecnologias educacionais. Iguatu, CE: Quipá Editora, 2021. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/600539/2/COLETANEA%20TECNOLOGIAS%20EDUCACIONAIS.pdf. Acesso em: 16 jan. 2023.

HORA, Ana Flávia. A prevalência do transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH): uma revisão de literatura. Universidade Federal do Pará, Brasil. Psicologia vol.29 no.2 Lisboa dez. 2015.

MENDES, Beatriz de Andrade. OS JOGOS DIGITAIS COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM TDAH. Revista: FESA, 2021. Disponível em: https://revistafesa.com/index.php/fesa/article/view/4/4. Acesso em: 19 jan. 2023.

MENEZES, Graciela Sardo et al. Reforço e Recompensa: A Gamificação tratada sob uma abordagem behaviorista. Projética, Londrina, V.5 N.2, p. 09 - 18, Dezembro/2014. Disponível em: https://pdfs.semanticscholar.org/db21/db9ac14037a4c03492a1312a3cde27103f7b.pdf?_ga=2.207377936.2033912458.1673785678-591981194.1673785678. Acesso em: 11 jan. 2023.

METZGER, Martin. Neurotransmissores e seus receptores. Disciplina BMB5759. Universidade de São Paulo – USP, 2016.

MIOTTO, Eliane Correa; LUCIA, Mara Cristina Souza de; SCAFF, Milberto. Neuropsicologia Clínica. 2. ed. Rio de Janeiro: Roca, 2019.

MOTA, Rafaela Ribeiro. Blog como ferramenta de relacionamento e posicionamento de marca com o mercado consumidor: um estudo de caso do blog “energia eficiente” da Philips. 2010. 83 f. Monografia (graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade 7 de Setembro – FA7, Fortaleza, 2010.

NEUROCONECTA. Saiba mais sobre os lobos cerebrais e suas funções. Disponível em: https://neuroconecta.com.br/saiba-mais-sobre-os-lobos-cerebrais-e-suas-funcoes/. Acesso em: 5 out. 2022.

SAE DIGITAL. Ferramentas Digitais para o ensino remoto. 2022. Disponível em: https://sae.digital/ferramentas-digitais-para-o-ensino-remoto/#:~:text=O%20que%20s%C3%A3o%20as%20ferramentas,como%20computadores%2C%20tablets%20e%20smartphones. Acesso em: 22 nov. 2022.

SANTOS, Flávia Heloísa Dos; ANDRADE, Vivian Maria; BUENO, Orlando F. A. Neuropsicologia Hoje. 2. Ed. Porto Alegre: Artmed, 2015.

SANTOS, Rocilene O. Estrutura e Funções do Córtex Cerebral. 2002. 34 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Faculdade de Ciências da Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2002.

SILVA, Ana Beatriz B. Mentes inquietas: TDAH: desatenção, hiperatividade e impulsividade. Rio de Janeiro: Objetiva, 2010.

SILVA, Kátia B. C; CABRAL, Sérgio B. Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade – TDAH. 1ª ed. ABDA. 28 p.

VIEIRA, Nathan. Tecnologia: uma aliada inesperada para pessoas com TDAH. 2019. Disponível em: https://canaltech.com.br/saude/tecnologia-uma-aliada-inesperada-para-pessoas-com-tdah-153991/. Acesso em: 20 nov. 2022.

Publicado

2023-12-11

Cómo citar

AMÉRICO DE SOUSA COSTA, G., VIEIRA DUARTE DA SILVA, E., & REIS SANTOS SOARES, L. (2023). AS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NO DESENVOLVIMENTO ESCOLAR DE CRIANÇAS COM TDAH. Revista Formadores, 16(3). https://doi.org/10.25194/rf.v16i3.1742

Número

Sección

V Congresso Sul-Americano de Pesquisa na Educação Adventista