ENTRE ASAS E GAIOLAS

UMA ESCUTA DA MATEMÁTICA DO OUTRO EM UM MUNDO (PÓS)PANDÊMICO

Autores/as

  • Simone Damm Zogaib

DOI:

https://doi.org/10.25194/rf.v14i4.1491

Resumen

O objetivo deste artigo é refletir sobre a escuta do outro em suas experiências com a matemática, descobrindo e/ ou encontrando novas rotas de ensino e aprendizagem relacionadas a esse campo do saber. Tem como suporte metodológico a pesquisa narrativa, a partir das cartas escritas pelos licenciandos em Pedagogia no início do período de aulas remotas de 2021, no contexto de pandemia da COVID-19. Analisa as narrativas de licenciandos no que concerne às memórias das experiências matemáticas, aos sentimentos provocados e respectivas consequências para a vida pessoal e acadêmica, bem como o desejo de mudança para o futuro como educador da infância. Conclui que a escuta das histórias com a matemática de futuros professores pode contribuir para pensar a aprendizagem e o ensino dessa disciplina no processo de formação docente.

Biografía del autor/a

Simone Damm Zogaib

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Professora efetiva do Departamento de Educação da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Publicado

2021-09-10

Cómo citar

Damm Zogaib , S. . (2021). ENTRE ASAS E GAIOLAS: UMA ESCUTA DA MATEMÁTICA DO OUTRO EM UM MUNDO (PÓS)PANDÊMICO. Revista Formadores, 14(4), 36–52. https://doi.org/10.25194/rf.v14i4.1491