AS EXPOSIÇÕES VIRTUAIS E SUA IMPORTÂNCIA PARA A CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS DE CIDADANIA NA FORMAÇÃO DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores/as

  • Daniela Emilena Santiago
  • Thomaz Jefferson Oliveira de Aquino
  • Paola Lucena Dantas
  • Thayna Aparecida Garcia dos Santos
  • Luiz Karat Cambraia Gouvêa da Silva

DOI:

https://doi.org/10.25194/rf.v13i4.1428

Resumen

O presente trabalho, de natureza teórica, tem como objetivo realizar uma reflexão a respeito da importância das atividades como as exposições virtuais que também podem ser realizadas por museus visando a formação de conceitos e a construção cidadã dos alunos incluídos no ensino fundamental. Para sua elaboração, além da fundamentação teórica, também realizamos a visita virtual à exposição organizada pelo Governo de Berlim, em memória ao aniversário de 75 anos do fim da Segunda Guerra Mundial apresentamos o conteúdo da exposição no presente documento. A análise dos conteúdos apresentados na exposição foi realizada sob a referência da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e ainda considerando-se autores que discutem o tema abordado.
Concluímos que os conteúdos apresentados na exposição atendem tanto os conteúdos idealizados pela BNCC para o ensino fundamental quanto colaboram para a formação cidadã dos alunos e podemos inferir que assim como museus, exposições como essa são basais para a partilha da memória coletiva.

Biografía del autor/a

Daniela Emilena Santiago

Assistente Social, docente dos cursos de Psicologia e Pedagogia da Unip, campus Assis-SP. Mestre em
Psicologia e História pela Unesp e Doutoranda em História pela Unesp, Assis. Desenvolve pesquisas
na área de gênero, violência, políticas sociais, desenvolvimento infantil e religião.

Thomaz Jefferson Oliveira de Aquino

Bacharel em Ciência da Computação pela Unip, Licenciado em Matemática UTFPR, pós-graduado
em Docência da Educação Básica com ênfase em inclusão pela IFMG e graduando em Pedagogia pela
UNIP de Assis-SP

Paola Lucena Dantas

Graduanda em Pedagogia pela Unip, campus Assis-SP. 

Thayna Aparecida Garcia dos Santos

Graduanda em Pedagogia pela Unip, campus Assis-SP.

Luiz Karat Cambraia Gouvêa da Silva

Historiador pela USP, Pedagogo pela Nove de Julho, Doutor em História pela Unesp.

Publicado

2020-12-20

Cómo citar

Emilena Santiago, D., Jefferson Oliveira de Aquino, T., Lucena Dantas, P., Aparecida Garcia dos Santos, T., & Karat Cambraia Gouvêa da Silva, L. (2020). AS EXPOSIÇÕES VIRTUAIS E SUA IMPORTÂNCIA PARA A CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS DE CIDADANIA NA FORMAÇÃO DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Formadores, 13(4), 71. https://doi.org/10.25194/rf.v13i4.1428