O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO PELOS EDUCADORES NAS ESCOLAS URBANAS PÚBLICAS E PARTICULARES BRASILEIRAS
DOI:
https://doi.org/10.25194/rf.v13i3.1421Resumen
O presente trabalho tem por objetivo analisar o uso das tecnologias da informação pelos educadores nas escolas urbanas públicas e particulares brasileiras. Este artigo utiliza recursos para investigar procedimentos, por meio da pesquisa exploratória, sobre dados qualitativos e quantitativos de fontes primárias e secundárias, analisando os resultados de pesquisa do Comitê Gestor de Internet no Brasil – CGI (2017). Verificou-se que as escolas privadas, assim como seus professores têm um maior interesse e possuem uma estrutura mais bem preparada para implantar as tecnologias perante seus alunos, os professores são essenciais para tornar seus estudantes adeptos a essas tecnologias, resolvendo atividades, promovendo debates e realizando apresentações que incentivem os alunos a utilizá-las corretamente.
As pesquisas apontam que a empregabilidade correta da tecnologia pode acarretar em um processo de ensino-aprendizagem mais homogêneo, que aproxima os alunos, além de proporcionar aulas mais agradáveis, uma vez que 60% dos professores das escolas particulares e 36% dos docentes das escolas públicas utilizaram programas educativos de computador, como simulações e projeções, para a realização de atividades com seus respectivos alunos.