UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA NA UNIDADE ACADÊMICA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (UNEAD) DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)

Autores/as

  • Hércules Santos Andrade Universidade do Estado da Bahia
  • Juliana de Castro Braz
  • Renato Marcelo Reis

Palabras clave:

Educação a Distância. Comunicação Estratégica. UNEAD. UNEB.

Resumen

Esse texto trata-se de um relato de experiência, cujo objetivo é descrever o processo da implementação e utilização de ferramentas que funcionam como meio para divulgar e promover as ações Externas e Internas da Unidade Acadêmica de Educação a Distância (UNEAD), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Os resultados evidenciaram que as ferramentas utilizadas contribuem para Comunicação Estratégica em favor da promoção da Educação a Distância (EaD). Foi possível identificar por meio deste relato que as ferramentas utilizadas como parte da estratégia de comunicação da UNEAD aproxima a referida Unidade da Comunidade unebiana e da Comunidade Externa.   

Biografía del autor/a

Hércules Santos Andrade, Universidade do Estado da Bahia

Mestrando em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Pós-graduado em Gestão de Projetos e Portfólios pelo complexo educacional do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas. Possui graduação em Jornalismo pelo Centro Universitário Estácio da Bahia. Participa das reuniões no grupo de pesquisa em Difusão do Conhecimento, Tecnologia, Educação e Modelagens Sociais (DCETM), vinculado ao Programa de Pós-Graduação stricto sensu GESTEC/UNEB. Possui capacitação técnica profissionalizante em Assistente Administrativo de Projetos Sociais. Tem experiência na área de Jornalismo, Comunicação Social, Assessoria de Comunicação, Projetos e Processos Tecnológicos e Redes Sociais.

Juliana de Castro Braz

Mestranda em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Bacharel em Administração pela UNEB e tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos pela Faculdade de Gestão & Negócios (FGN). Foi aluna Especial no Programa de PósGraduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC), é pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Histórias e Memórias em Espaços Públicos Educativos (REDE PUB) e no Grupo de Pesquisa em Gênero, Raça, Cultura e Sociedade – CANDACES, ambos da UNEB. Atua com professora voluntária da empresa Junior Achievement.

Renato Marcelo Reis

Mestrando em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), com graduação em Jornalismo pela Faculdade Social da Bahia (2015). É diretor do Instituto Casa da Photographia e coordenador do Instituto Casa da Photographia. Também é Coordenador de Artes Visuais na Fundação Cultural do Estado da Bahia, Funceb, SECULT/Bahia. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Fotografa, atuando principalmente nos seguintes temas: fotografa, artes, curadoria, educação e expressão.

Citas

ANDRADE, H. S. Plano de Comunicação 1.0. Salvador: Unidade Acadêmica de Educação a Distância, 2019.

BUENO, Wilson Costa (org.). Estratégia de Comunicação nas Mídias Sociais. Barueri: Manole, 2015.

LARA, Maurício. As Sete Portas da Comunicação Pública: Como enfrentar os desafios de uma assessoria. Belo Horizonte: Gutenberg, 2003.

RECUERO, Raquel. Redes Sociais na Internet. Coleção Cibercultura. Porto Alegre: Editora Sulina, 2009.

REGO, Francisco Torquato. Comunicação Empresarial e Comunicação Institucional. Vol. 11. São Paulo: Summus, 1986.

ROCK Content. Social Media Trends 2018. Disponível em: <https://materiais.rockcontent.com/social-media-trends> Acesso em 31 nov. 2018.

SANTOS, Boaventura de Souza; FILHO, Naomar de Almeida. A Universidade no século XXI: para uma universidade nova. Coimbra: Almedina, 2008.

SANTOS, Boaventura de Souza. A Universidade no Século XXI: para uma reforma democrática e emancipatória da Universidade. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2011.

TAVARES, Maurício. Comunicação Empresarial e Planos de Comunicação. 3.ed. São Paulo: Editora Atlas, 2010.

UNEAD, Unidade Acadêmica de Educação a Distância. Relatório: Diagnóstico do Sistema e Processos da Modalidade Educação a Distância da UNEB – Fase I. Salvador: Unidade Acadêmica de Educação a Distância, 2018.

Archivos adicionales

Publicado

2020-04-14

Cómo citar

Andrade, H. S., de Castro Braz, J., & Marcelo Reis, R. (2020). UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA NA UNIDADE ACADÊMICA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (UNEAD) DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB). Revista Formadores, 12(5), 61. Recuperado a partir de https://adventista.emnuvens.com.br/formadores/article/view/1249