A DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO PÓS-MODERNA

Autores/as

  • André Luís de Oliveira de Almeida

Palabras clave:

Cultura, Diversidade, Educação, Identidade, Homem, Culture, Diversity, Education, Identity and mano

Resumen

O multiculturalismo vem ocupando lugar de destaque entre os temas mais discutidos em educação. Sua evidencia no contexto educacional é o que nos faz discorrer sobre uma política multiculturalista dentro da escola, conforme tem sido apontado por muitos autores como Mac1aren e outros.

Podemos atribuir ao multiculturalismo vários termos que venham dar a idéia de pluralidade, pois, a multicultura abraça desde posicionamentos de reconhecimento da diversidade cultural sob os olhos do exotismo e do folclore, até perspectivas mais críticas de desafio a processos de construção das diferenças, conhecidas como multiculturalismo crítico.

Esta é uma temática que envolve a consideração do respeito ao diferente e da necessidade de uma educação preocupada com a formação do sujeito para a convivência com o multicultural.

 

ABSTRACT

Multiculturalism has taken the limelight in educational debates. Its presence in the educational milieu has led us to discuss multiculturalistic policies within the school, a fact that has been commented upon by many authors inc1uding Mac1aren and others.

Multiculturalism is in fact a tag that refers to many pluralistic views since that which is multicultural varies from a position that acknowledges cultural diversity seen in the perspective of exoticism and folklore, to more critical outlooks that challenge the process of constructing differences known as criticaL multiculturalism.

This is one theme that need to be considered for the school in the formation of yours students.

Publicado

2004-01-15

Cómo citar

Luís de Oliveira de Almeida, A. (2004). A DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO PÓS-MODERNA. Revista Formadores, 1(1), 121. Recuperado a partir de https://adventista.emnuvens.com.br/formadores/article/view/12