CARREIRA, FORMAÇÃO CONTINUADA E SATISFAÇÃO PROFISSIONAL: REFLEXÕES SOBRE A ALTERAÇÃO DO PLANO DE CARREIRA DO MAGISTÉRIO MUNICIPAL DE NOVO HAMBURGO/RS (2009-2011)
Palabras clave:
Carreira Docente. Formação Continuada. Satisfação profissional.Resumen
As políticas neoliberais têm afetado a capacidade dos estados em suprir as demandas da população e garantir serviços públicos de qualidade. Isso se reflete nas restrições a valorização de profissionais de áreas essenciais como a educação. Este artigo busca refletir as implicações da alteração do Plano de Carreira do Magistério no município de Novo Hamburgo-RS entre os anos de 2009 à 2011. Foi uma análise comparada entre os planos de carreira, somada a uma avaliação das principais alterações percebidas pelos professores e na perspectiva teórica da carreira docente, a formação continuada e a satisfação profissional. Trata-se uma pesquisa descritiva, dividida em duas fases: a primeira, qualitativa, com dados obtidos por meio de entrevistas e através da análise documental do plano de carreira. Já na fase quantitativa foram aplicados 414 questionários com docentes da rede municipal. O caso de Novo Hamburgo demonstra como que mudanças promovidas nos planos de carreira docente, restringindo o acesso a valorização profissional pela formação continuada, representa uma das formas de contenção dos gastos públicos que se aprofundou nos últimos anos. Demonstra, ainda, que mesmos desvalorizados, a estabilidade do emprego e a paixão pela profissão são fatores considerados pelos profissionais entrevistados para seguir na carreira.
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