TERCEIRIZAÇÃO E SUBORDINAÇÃO JURÍDICA: UMA ANÁLISE SOBRE A PERCEPÇÃO DOS TRABALHADORES DO TELEATENDIMENTO
Palabras clave:
Terceirização, Teleatendimento, Subordinação jurídica,Resumen
Nesse artigo científico o instituto da subordinação jurídica, com toda a evolução da discussão conceitual a seu respeito, é confrontado com o fenômeno da terceirização, a partir da análise empírica da percepção de trabalhadores de teleatendimento terceirizados a respeito das relações por eles estabelecidas com seus empregadores e com os tomadores de serviços. Seja do ponto de vista da subordinação jurídica direta (ou clássica), seja do ponto de vista da subordinação jurídica objetiva ou estrutural, foi possível identificar na pesquisa a presença da dupla subordinação no fenômeno da terceirização, a evidenciá-la como estratégia de gestão da força de trabalho que refuta responsabilidades empresariais e engendra desproteção social, sem contudo significar efetiva “externalização” da atividade e do próprio poder diretivo.Citas
ABRACOM. 3º Caderno de Comunicação Organizacional. Como Entender a Comunicação Interna. Dez. 2008. Disponível em: <http://www.abracom.org.br/arquivos/ComunicacaoInterna.pdf>. Acesso em: 23 Mar. 2018.
ARGENTI, Paul A. Comunicação empresarial: a construção da identidade, imagem e reputação. Tradução de Paulo Roberto de Miguel; Revisão de Roseli Morena Porto. 6. ed. Rio de Janeiro - RJ: Elsevier-Campus, 2014.
ERIC VAZZOLER. Conceitos de Comunicação Organizacional. Endomarketing.tv. Disponível em: <https://endomarketing.tv/comunicacao-organizacional/>. Acesso em: 17. Abr. 2018.
FERREIRA, Patricia Itala; MALHEIROS, Gustavo. Comunicação empresarial: planejamento, aplicação e resultados. São Paulo: Atlas, 2016.
FLATLEY, Marie; RENTZ, Kathryn; LENTZ, Paula. Comunicação empresarial. Tradução de Félix José Nonnenmacher. 2. ed. Porto Alegre, RS: AMGH Editora, 2015.
GIRÃO, Inácia Maria da Silva. Papel da Comunicação Interna no Clima Organizacional e na Satisfação dos Clientes Internos: o Caso CAGECE Disponível em: <http://docplayer.com.br/19009915-Papel-da-comunicacao-interna-no-clima-organizacional-e-na-satisfacao-dos-clientes-internos-o-caso-cagece.html>. Acesso em: 08 Abr. 2018.
IGOR GAVAZZI. 7 Vantagens que uma Comunicação Interna Eficaz traz para a Empresa. Endomarketing.tv. Disponível em:<https://endomarketing.tv/comunicacao-interna-eficaz/> Acesso em: 11 Mar. 2018.
LEITAO, J. S. S., GUIMARÃES, T. A. & ROSAL, M. A. A., (1998). Metodologia de diagnóstico de clima organizacional em ambiente de inovação tecnológica. In: ENANPAD, 1998, Foz do Iguaçu, Anais do ENANPAD, Foz do Iguaçu, p. 1-14. Disponível em:< http://www.anpad.org.br/admin/pdf/enanpad1998-rh-17.pdf> Acesso em: 21 Jun. 2018.
MATOS, Gustavo Gomes de. Comunicação empresarial sem complicação: como facilitar a comunicação na empresa, pela via da cultura e do diálogo. 3. ed. rev. e ampl. Barueri - SP: Manole, 2014.
MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 26.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.
MINICUCCI, Agostinho. Psicologia aplicada à administração. 5. ed. São Paulo - SP: Atlas, 1995.
NETO, Cátia Filipe; CRUZ, Sofia Alexandra. Comunicação interna e comprometimento organizacional: o caso da Autoridade para as Condições do Trabalho, Sociologia: Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Vol. XXXIV, pp. 47 – 72. DOI: 10.21747/08723419/soc34a3. Disponível em: <http://www.scielo.mec.pt/pdf/soc/v34/v34a4.pdf> Acesso em: 11 Mar. 2018.
PIMENTA, Maria Alzira. Comunicação empresarial. 8. ed. rev. Campinas, SP: Alínea, 2015.
QUESTIONÁRIO SOBRE COMUNICÇÃO INTERNA. QUESCI. UFP- 2007. Disponível em: Acesso em: 20 Mar. 2018.
QUESTIONÁRIO: OBSERVATÓRIO DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL INTERNA NA ÁREA PÚBICA: MAPEAMENTO E ACOMPANHAMENTO. Universidade Católica de Brasília. Disponível em: <https://pt.surveymonkey.com/r/COMINTPUB> Acesso em: 20 Mar. 2018.
QUESTIONÁRIO: comunicação e clima organizacional. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. IFSP- 2009. Disponível em:<https://pesquisaifsp.wordpress.com/page/2/>. Acesso em: 20 Mar. 2018.
REGO, F. G. Torquato do. Comunicação empresarial, comunicação institucional. São Paulo: Summus, 1986.
SANTOS, Izequias Estevam dos. Manual de métodos e técnicas de pesquisa científica. 12. ed. rev. atual. Niterói, Rj: Impetus, 2016.
SEGREDO-PÉREZ, Alina María et al. Comunicación organizacional como dimensión necesaria para medir el clima en las organizaciones en salud pública. HORIZONTE SANITARIO, [S.l.], v. 16, n. 1, p. 28-37, jan. 2017. ISSN 2007-7459. Disponível em: <http://revistas.ujat.mx/index.php/horizonte/article/view/1256>. Acesso em: 20 Mar. 2018.
TEIXEIRA, Elizabeth. As três metodologias: acadêmica, da ciência e da pesquisa. 10. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.
TOMASI, Carolina; MEDEIROS, João Bosco. Comunicação empresarial. 4. ed. São Paulo - SP: Atlas, 2014.