MOEDA SOCIAL: UMA ANÁLISE SOBRE SEU IMPACTO NA COMUNIDADE DE SANTIAGO DO IGUAPE – BA

Autores/as

  • Walter Mateus da Silva Monteiro FADBA
  • Ana Caroline Santos Silva FADBA
  • Taianan Alves Uzeda Luna Faculdade Adventista da Bahia

Palabras clave:

Economia Solidaria, Banco Comunitário, Moeda Social

Resumen

Um dos instrumentos da economia solidária para o auxílio à população são os Bancos Comunitários de Desenvolvimento com seu instrumento de incentivo, moeda social, ela executa uma função econômica ao trazer estímulo do consumo na esfera onde se situa. Nesse contexto, o objetivo da pesquisa foi identificar o impacto da moeda social Sururu no faturamento do comércio de Santiago do Iguape/BA, buscando entender as possíveis contribuições do Banco Comunitário e da moeda no faturamento do comércio local. A metodologia aplicada utilizou um questionário de múltipla escolha e uma entrevista com o precursor do projeto na comunidade. Os dados analisados foram classificados em quatro grupos, onde inicialmente foi traçado um perfil dos proprietários, em seguida foram adquiridas informações sobre os respectivos estabelecimentos, mostrando um comércio informal em sua maioria, tendo como principal dificuldade a falta de capital. Após isso se buscou entender a posição dos respondentes em relação ao banco comunitário BSQI e à moeda social Sururu, que mostrou que os comerciantes buscaram aderir à moeda para melhoria da região, e também algumas dificuldades ainda presentes, como a dificuldade de visão do BSQI como banco ou financeira, e por fim a percepção dos mesmos em relação à variação do faturamento após a implantação da moeda. Pôde-se concluir que o banco e a moeda vêm ganhando espaço dentro da comunidade e a circulação da moeda proporcionou um aumento na receita dos comércios que aceitaram a circulação da moeda social em seu estabelecimento. O grau de aumento do faturamento se apresentou maior nos comércios com maior quantia de moeda circulando. Isso indica que quanto maior a adesão e utilização da moeda sururu dentro do empreendimento maior será o aumento no seu faturamento.

Biografía del autor/a

Walter Mateus da Silva Monteiro, FADBA

Graduando em Ciências Contábeis pela Faculdade Adventista da Bahia (FADBA).

Ana Caroline Santos Silva, FADBA

Graduanda em Ciências Contábeis pela Faculdade Adventista da Bahia (FADBA).

Taianan Alves Uzeda Luna, Faculdade Adventista da Bahia

Mestra em Ciências Contábeis pela Universidade Federal da Bahia. Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal da Bahia. Professora da Faculdade Adventista da Bahia (FADBA).

Citas

AVELINO, B. C.; CUNHA, J. V. A.; NASCIMENTO, E. M. Desenvolvimento profissional de estudantes de Ciências Contábeis: análise empírica sobre as intenções após a graduação em relação a cursar pós-graduação. Revista Universo Contábil, v. 9, n. 2, p. 104-124, abr./jun. 2013.

BANDURA, A. Self-efficacy: toward a unifying theory of behavior change. Psychological Review, 84, p. 191-215, 1977.

BALBINOTTI, M. A. A. A noção transcultural de maturidade vocacional na teoria de Donald Super. Psicologia: reflexão e crítica, Porto Alegre, v. 16, n. 3, p. 461-473, 2003.

BASTOS, J. C. Orientação vocacional/ profissional de abordagem sócio histórica: Uma proposta de concretização da orientação para o trabalho sugerida pelos parâmetros curriculares nacionais. Disponível em: <http://www.ufjf.br/virtu/files/2010/04/artigo-2a2.pdf>. Acesso em 03 jun 2017.

BURNETT, S. The future Of Accounting Education: A Regional Perspective. Journal of education for business, Washington, v. 78, n. 3, jan./fev. 2003.

CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE – SÃO PAULO (CRC-SP). Ciências Contábeis é o quarto curso mais procurado, segundo o MEC. 2014. Disponível em: <http://www.crcsp.org.br/portal/pub licacoes/boletim/edicao-230.pdf>. Acesso em 25 jun 2017.

CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE - CFC. Exame de suficiência avaliará mais de 47 mil. 2016. Disponível em: <http://cfc.org .br/noticias/exame-de-suficiencia-avaliara-mais-de-47-mil>. Acesso em 13 jul 2017.

CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE - CFC. Contabilidade no Brasil possui 490 mil profissionais. 2017. Disponível em: <http://www.portalcfc.org.br/noticia.php? new=13912>. Acesso em 25 jun 2017.

CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE - CFC. Fiscalização, ética e disciplina. 2014. Disponível em: <http://www.portalcfc.org.br/coordenadorias/fiscalizacao/faq/faq. php?id=6409>. Acesso em 11 jul 2017.

FILOMENO, K. Mitos familiares e escolha profissional: uma visão sistêmica. São Paulo: Vetor, 1997.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

KNOP, M. N. H. A escolha de curso superior dos vestibulandos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul: um estudo quantitativo com utilização de Análise de Correspondência Múltipla. 2008, 130 p. Dissertação de Mestrado em Sociologia – UFRGS, Porto Alegre, 2008.

LOPES, A. B.; MARTINS, E. Teoria da Contabilidade: uma nova abordagem. São Paulo: Atlas, 2005.

MAINARDES, E. W.; DESCHAMPS, M; DOMINGUES, M. J. C. S. O Que Atrai Alunos para Cursos de Graduação em Administração? VI colóquio Internacional sobre Gestão Universitária na América do Sul, Blumenau, SC, 15-17 nov. 2006.

MYBURGH, J. E. An Empirical analysis of career choice factors that influence first-year Accounting students at the University of Pretoria: a cross-racial study. Meditari Accountancy Research, [S.I], v. 13, n. 2, p. 35-48, 2005.

NUNES, C. A. Fatores determinantes na escolha dos estudantes pelo curso de ciências contábeis em IES particulares da cidade de São Paulo. 2014. Dissertação de Mestrado - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP, Mestrado em Ciências Contábeis. 89 f. 2014.

OLIVEIRA, C. S. Metodologia Científica, Planejamento e Técnicas de pesquisa. São Paulo: Ed LTR, 2000.

OLIVEIRA, M. V. O contador e suas conquistas profissionais. Estudo Comparativo dos recém-formados da Univali e Unisul. 71 p. (Curso de Ciências Contábeis). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis,2005.

OLIVEIRA, J. L. et al. O que vou ser quando crescer? As representações sociais de alunos ingressantes em um curso de Administração. Administração: Ensino e Pesquisa, Rio de Janeiro, v. 12, n. 2, p. 237-264, abr./maio/jun. 2011.

PINHEIRO, R. G. Fatores de escolha pelo curso de Ciências Contábeis – uma pesquisa com os graduandos na capital e Grande São Paulo. 2008. 99 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado – FECAP, São Paulo: 2008.

PINHEIRO, R. G.; SANTOS, M. R. Fatores de escolha pelo curso de Ciências Contábeis – uma pesquisa com os graduandos na Capital e Grande São Paulo. 2010, Anais do XIII SEMEAD - Seminários em Administração, Set/2010.

SANTOS, L. M. M. O papel da família e dos pares na escolha profissional. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 10, n. 1, p. 57-66, jan./abr. 2005.

SOUSA, S. G. Escolha, carreira e inserção profissional: desafios do mundo do trabalho. Revista Brasileira de Orientação Profissional, Ribeirão Preto, v. 8, n. 2, p. 93-96, 2007.

SUPER, D. E. A life-span, life-space approach to career development. Journal of Vocation Behavior, Ohio, v. 16, n. 3, p. 282-298, jun./1980.

TEIXEIRA, M. A. P.; GOMES, W. B. Decisão de carreira entre estudantes em fim de curso universitário. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 21, n. 3, p. 327-334, set./dez.2005.

TRICOLI, V. A. C. Stress na adolescência: Sintomas, Fontes e Manejo. In V. A. C., Tricoli (Org). Stress na adolescência: Problema e Solução. (29-51). São Paulo: Casa do Psicólogo, 2010.

YUSOFF, Y.; OMAR, A. Z.; AWANG, Y.; YUSOFF, R.; JUSOFF, J. Does Knowledge on professional accounting influence career choice? Word applied Sciences Journal, Malaysian, v. 12, n. special on Bolstering Economic Sustainability, p. 57-60, 2011.

Publicado

2019-03-19

Cómo citar

Monteiro, W. M. da S., Silva, A. C. S., & Uzeda Luna, T. A. (2019). MOEDA SOCIAL: UMA ANÁLISE SOBRE SEU IMPACTO NA COMUNIDADE DE SANTIAGO DO IGUAPE – BA. Revista Formadores, 11(5), 26. Recuperado a partir de https://adventista.emnuvens.com.br/formadores/article/view/1028