A COMUNICAÇÃO INTERNA E SEU IMPACTO NO CLIMA ORGANIZACIONAL: UMA ANÁLISE EM UMA IES CONFESSIONAL
Resumen
O presente estudo discorre sobre o impacto da comunicação interna no clima organizacional e, pretendeu-se descobrir em que medida a comunicação interna impacta no clima organizacional de uma IES Confessional do interior da Bahia. O percurso metodológico se deu com a aplicação de questionário online para todos os docentes e técnicos administrativos, dos quais 54 optaram pela participação na pesquisa. Utilizando-se da pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, através da análise do discurso, foi possível analisar o impacto causado pela fluidez da comunicação interna no clima organizacional da IES; identificar a forma atual de socialização das informações institucionais; descrever a fluidez da comunicação vertical e horizontal; analisar o nível de satisfação dos colaboradores em relação à comunicação interna; e verificar a relação entre a motivação e a comunicação interna. Tornando assim possível afirmar que a comunicação interna causa grande impacto no clima organizacional da IES.
Citas
ANPAD. Dilemas na construção de escalas tipo likert: o número de itens e a disposição influenciam nos resultados?. Disponível em: http://www.anpad.org.br/admin/pdf/epq-a1615.pdf. Acesso em: 09 nov. 2016.
CARVALHO, Marly M. et al. Gestão da qualidade. Teoria e casos, v. 2, 2012.
Cronin, J.J. Jr and Taylor, S.A. (1994), “SERVPERF versus SERVQUAL: reconciling performance based and perceptions-minus expectations measurement of service quality”
DRUCKER, P.F. Desafios Gerenciais para o Século XXI. São Paulo: Pioneira, 1999, p.10-49.
EDUCAÇÃO ADVENTISTA. Disponível em: http://www.educacaoadventista.org.br/?utm_expid=155895556.XP3WfHWKS4-djHwNUfWymw.0. Acesso em: 09 nov. 2016.
FITZSIMMONS, James A.; FITZSIMMONS, Mona J. Administração de serviços: operações, estratégia e tecnologia da informação. 7.ed. Porto Alegre, RS: Bookman, 2014. 536 p.
GIDDENS, Anthony. Sociologia. Tradução: Sandra Regina Netz. 6 ed. Porto Alegre: Artmed, 2012.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 2 ed. São Paulo: Atlas.S.A, 1989. 206 p.
GRONROOS. CHRISTIAN. Marketing – Gerenciamento e Serviços. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009
INEP. Censo da educação superior 2004 resumo técnico. Disponível em: http://download.inep.gov.br/download/superior/2004/censosuperior/resumo_tecnico-censo_2004.pdf. Acesso em: 09 nov. 2016.
INEP. Evolução do ensino superior- graduação 1980-1998. Disponível em: http://download.inep.gov.br/download/censo/1998/superior/evolucao_1980-1998.pdf. Acesso em: 09 nov. 2016.
INEP. Resumo técnico censo da educação superior 2008 (dados preliminares). Disponível em: http://download.inep.gov.br/download/censo/2008/resumo_tecnico_2008_15_12_09.pdf. Acesso em: 09 nov. 2016.
IPEA. Gestão da qualidade: evolução histórica, conceitos básicos e aplicação na educação. Disponível em: http://desafios2.ipea.gov.br/agencia/images/stories/pdfs/tds/td_0397.pdftice. Acesso em: 09 nov. 2016.
LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Marketing de serviços. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
LOVELOCK, Christopher H.; WRIGHT, Lauren K. Principles os servisse marketing and management. New Jersey: Prentice Hall, 1999.
LOVELOCK, Christopher; WIRTZ, Jochen. Marketing de serviços: pessoas, tecnologia e resultados. Tradução de Arlete Simille Marques; Revisão de Edson Crescitelli. 5.ed. São Paulo - SP: Pearson Prentice Hall, 2006.
MEC. Censo da educação superior 2014 - notas estatísticas. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/documentos/2015/notas_sobre_o_censo_da_educacao_superior_2014.pdf. Acesso em: 09 nov. 2016.
MINAYO, Maria Cecília de Souza; SANCHES, Odécio. Quantitativo-Qualitativo: oposição ou complementaridade? In: Caderno de Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz, jul./set., 1993.
MOURA, L.R. Qualidade simplesmente total: uma abordagem simples e prática da gestão da qualidade. Rio de janeiro: Qualitymark ed., 1997
OTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administracao de marketing. Tradução de Mônica Rosenberg, Cláudia Freire, Brasil Ramos Fernandes. 12. ed. São Paulo - SP: Pearson Prentice Hall, 2006.
Parasuraman, A., Zeithaml, V. ande Berry, L.L (1985), “A conceptual model of servisse quality and its implications for future research”, Journaul of marketing, Vol. 49, Autumn, pp. 41-50.
PLANALTO. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 09 nov. 2016.
REVISTA DE ADMINISTRAÇÃO DA PUCRS. Análise da importância em pesquisas de satisfação através da regressão múltipla: estudo do efeito de diferentes pontos de escala. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/face/article/view/13096/13271. Acesso em: 09 nov. 2016.
REVISTA DE HISTÓRIA.COM.BR. 200 anos de ensino superior. Disponível em: http://www.revistadehistoria.com.br/secao/reportagem/200-anos-de-ensino-superior. Acesso em: 09 nov. 2016.
RICHARDSON, Roberto Jarry; PERES, Jose Augusto de Souza. Pesquisa social: metodos e tecnicas. 3. ed. rev. São Paulo - SP: Atlas, 1999.
SANTOS, Glauber Eduardo de Oliveira. Cálculo amostral: calculadora on-line. Disponível em: http://www.calculoamostral.vai.la. Acesso em: 09 Nov. 2016.
ZEITHAML, Valarie A. Marketing de Serviços: a empresa com foco no cliente – Valarie A. Zeithaml e May Jô Bitner; trd. Martin Albert Haag e Carlos A