ESTRATÉGIA E COMPETITIVIDADE NO VAREJO DE AUTOPEÇAS NA CIDADE DE SALVADOR

Authors

  • Raildo Almeida dos Santos Unifacs
  • Augusto de Oliveira Monteiro UNIFACS
  • Lucas Santos Cerqueira UNIFACS/UNIME

Keywords:

Autopeças, Competitividade, Estratégia, Varejo.

Abstract

O objetivo deste estudo é analisar o comércio varejista de autopeças na cidade de Salvador, sob os aspectos da importância que o setor vem adquirindo nos últimos anos, das estratégias de negócios que os lojistas vêm utilizando para fazerem frente a este crescimento e expansão do setor. Pode-se concluir que as empresas varejistas de autopeças enfrentaram e estão enfrentando as concessionárias autorizadas com estratégias de comercialização de peças similares, passando por comercializar peças originais também, alianças com fornecedores e treinamento dos seus vendedores, com isso conseguiram superar as concorrentes, e principalmente conquistando clientes que antes eram das concessionárias. Salvador, atualmente possui cerca de 200 lojas varejistas de autopeças com um faturamento estimado em cem milhões de reais/mês, o que revela um setor economicamente bastante representativo em nossa cidade. Existem em torno de 20 empresas que se destacam no setor, e para que isso acontecesse, elas criaram vantagens competitivas, ou seja, fizeram algo melhor do que os outros competidores. Esta pesquisa teve como propósitos também analisar as condições de competividade vigentes no setor varejista de autopeças de Salvador, identificar as principais estratégias adotadas no setor e avaliar e o seu êxito e efeitos sobre o desempenho das principais empresas.

Author Biographies

Raildo Almeida dos Santos, Unifacs

Mestre em Administração pela UNIFACS.

Lucas Santos Cerqueira, UNIFACS/UNIME

Doutor em Desenvolvimento Regional e Urbano na Universidade Salvador (UNIFACS). Mestre em Administração Estratégica na Universidade Salvador (UNIFACS). Graduação em Administração pela União Metropolitana de Educação e Cultura (UNIME). Atualmente é coordenador adjunto do curso de administração da Universidade Federal do Rio Grande e professor Assistente na Universidade Federal do Rio Grande (FURG), atuando no Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis ICEAC/FURG. Atuando também no planejamento e gestão da Educação à Distância na FURG, mais especificamente na SEAD - Secretaria de Educação à Distância. Tem experiência na área de Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologia da informação nas organizações, indústria de software, sistemas de informação, governança, participação social, relação Estado e Sociedade e gestão dos recursos hídricos.

References

ACKROFF, R. Planejamento Empresarial. Livros Técnicos e Científicos Editora: Rio de Janeiro, 1974.

Ansoff, H. I., Declerck, R. P., & Hayes, R. L. (Eds.) From strategic planning to strategic management. London: Jown Wiley & Sons, 1976.

ANSOFF, H.I.; McDonnell, E. J. Implantando a administração estratégica. São Paulo: Atlas, 1993.

ARBIX, Glauco; ZILBOVICIUS, Mauro (org). De JK a FHC: a reinvenção dos carros. São Paulo, Scritta, 1997.

ARVAP. Associação de Revendedores Varejistas de Autopeças e Acessórios da Bahia. Disponível em http://arvapba.blogspot.com/?zx=d693d4478ba682a1 Acesso em 10 de novembro de 2010.

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS FABRICANTES DE VEÍCULOS AUTOMOTORES – ANFAVEA. Anuário da Indústria Automobilística Brasileira. Disponível em: < http://anfavea2010.virapagina.com.br/anfavea2010/. Acesso em 10 de novembro de 2010.

DENATRAN. Departamento Nacional de Trânsito. Disponível em <http://www.denatran.gov.br/download/frota/FROTA%202010.zip>. Acesso em 15 de Dezembro de 2010.

DETRAN-BA. Departamento de Trânsito da Bahia. Disponível em <http://www.detran.ba.gov.br/estatistica/index.php>. Acesso em 15 de Dezembro de 2010.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponível em: http://www.ibge.gov.br/home/mapa_site/mapa_site.php#economia . Acesso em 10 de novembro de 2010.

IDV – INSTITUTO PARA O DESENVOLVIMENTO DO VAREJO – CONJUNTURA E COMÉRCIO VAREJISTA. Disponível em:<http://www.idv.org.br/conjuntura-ccv-list.aspx. Acesso em 10 de novembro de 2010.

IPEA. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Disponível em: <http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/100428_radar07.pdf>. Acesso em 10 de novembro de 2010.

PARENTE, Juracy. Varejo no Brasil : Gestão e Estratégia. São Paulo, Atlas, 2000.

PORTER, Michael E. Competitive Strategy. NY, New York, Free Press, 1980.

PORTER, M.E. A Vantagem Competitiva. Ed. Campus: Rio de Janeiro, 1986.

PORTER, Michael E. A vantagem competitiva das nações. Rio de Janeiro: Campus, 1989

PORTER, M.: Vantagem Competitiva. Criando e sustentando um desempenho superior. 13 ed., Rio de Janeiro, Campus, 1989 – 13 ed. 1998.

PORTER, M. E. Competição: estratégias competitivas essenciais. 4 ed. Rio de Janeiro: Campus, 1999.

SEBRAE. SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS. ESTUDO DA ATIVIDADE EMPRESARIAL (2008). Disponível em <http://www.biblioteca.sebrae.com.br/bds/bds.nsf/7ff4db7574e364c803256ebc004add8c/8d23be688b83a686832574de0071a757/$FILE/(Microsoft%20Word%20-%20ESTUDO%20au.pdf>. Acesso em 10 de novembro de 2010.

SINDIPEÇAS. Desempenho do setor de autopeças. Disponível em: http://www.sindipeças.org.br. Acesso em: 10 de novembro de 2010.

Published

2017-06-28

How to Cite

dos Santos, R. A., Monteiro, A. de O., & Cerqueira, L. S. (2017). ESTRATÉGIA E COMPETITIVIDADE NO VAREJO DE AUTOPEÇAS NA CIDADE DE SALVADOR. Revista Formadores, 10(4), 26. Retrieved from https://adventista.emnuvens.com.br/formadores/article/view/811