ALGUMAS IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS DO PENSAMENTO DE VIGOSTKI NO PROCESSO DE ENSINAGEM
References
COUTINHO, M. T.; MOREIRA, M. Psicologia da Educação: um estudo dos processos psicológicos de
desenvolvimento e aprendizagem humanos, voltados para a educação - ênfase nas abordagens interacionistas
dos psiquismos humanos. 10 ed. Belo Horizonte: Formato Editorial, 2005.
DAYRELL, J. A escola como espaço sociocultural. In: DAYRELL, J. (Org.). Múltiplos olhares sobre educação
e cultura. Belo Horizonte: UFMG, 1996.
DIAS, S.S.; SILVA, M. Dialógica e Interatividade em Educação On-line [versão eletrônica]. Revista da FAEEBA
– Educação e Contemporaneidade, v. 14, n.23, 2005 p. 169-179. Disponível em: <http://www.abed.org.
br/congresso2005/por/pdf/095tcc5.pdf>. Acesso em: 24 abr. 2009.
GOMES, S. dos S. A avaliação formativa pensada no âmbito da didática. Belo Horizonte: PUC Minas
Virtual, 2007.
HADJI, C. Avaliação Desmistifcada. Porto Alegre: Artmed, 2001.
HOFFMANN, J. M. L. Avaliação Mediadora: uma relação dialógica na construção do conhecimento. Série
Ideias, v. 22, 1994, p. 51-59. do Centro de Referência em Educação Mario Covas. Disponível em:
www.crmariocovas.sp.gov.br>. Acesso em: 10 jun. 2008.
PRIMO, A. F. T. Avaliação em processos de educação problematizadora online. In: SILVA, M.; SANTOS, E. (Org.).
Avaliação da Aprendizagem em Educação Online. São Paulo: Loyola. 1996.
PIMENTA, S. G.; ANASTASIOU, L. das G. C. Do ensinar à ensinagem. In: PIMENTA, S. G.; ANASTASIOU, L. das
G. C. Docência no ensino superior. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2005.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores.
São Paulo: Martins Fontes, 2007.
___. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar In: VYGOTSKY, L. S. et al. Linguagem,
desenvolvimento e aprendizagem. 8. ed. São Paulo: Ícone, 2001.
___. A construção do pensamento e da linguagem. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2000.