Análise dos fatores influenciadores do desempenho acadêmico de estudantes de administração: um olhar do docente
Keywords:
Desempenho acadêmico, Administração, Qualidade de ensino, Estudante, Academic performance, Administration, Teachingquality, Estudent,Abstract
O presente artigo se propõe a realizar algumas reflexões sobre o Ensino da Administração no Brasil e a percepção dos docentes sobre os fatores que influenciam o desempenho do acadêmico no curso de Administração. O quadro teórico construído demonstra a crescente preocupação da academia com o produto dos atuais modelos
educacionais e as reais necessidades da sociedade. Este processo possui três fatores que contribuem para o atual estado em que se encontra a educação superior no país: o modelo educacional adotado pelas IES, a ineficiência da regulação governamental e o baixo desempenho dos estudantes no ensino superior. A pesquisa assumiu o paradigma qualitativo para orientação dos métodos de coleta e análise dos dados. O estudo de caso foi desenvolvido na Faculdade Adventista da Bahia, os dados da pesquisa foram coletados através de um grupo focal com docentes do curso de administração e analisados a partir da técnica de análise de conteúdo. Os resultados apontam que fatores como a origem familiar, condições financeiras, condições físicas podem influenciar no desempenho dos estudantes, mas o interesse (comprometimento), na ótica dos docentes, é o principal fator influenciador e diferenciador do bom e mau aluno no curso de Administração.
Abstract
The present paper proposes to make some reflections on the Teaching Administration in Brazil and the perception of teachers about the factors that influence academic performance in the course of Directors. The theoretical framework built demonstrates the growing concern of the academy with the product of the current educational
models and the real needs of society. This process has three factors contributing to the current state is that higher education in the country: the educational model adopted by IES, the inefficiency of government regulation and the poor performance of students in higher education. The research took the qualitative paradigm to guide the methods of
collecting and analyzing data. The case study was developed at the Faculdade Adventista da Bahia, survey data were collected through a focus group with teachers from administration and analyzed using the technique of content analysis. The results indicate that factors such as family background, financial condition, physical conditions can influence the performance of students, but interest (involvement), in the view of teachers is the principal factor of influence and differentiator the good and bad student in the course of administration.