O PAPEL DA REGULAÇÃO EMOCIONAL FRENTE A RESOLUÇÃO DE CONFLITOS NO AMBIENTE DE TRABALHO DO PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM

Authors

  • Sabrina Mariano Pereira Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)
  • Sabrina Moutinho Moura Pinheiro Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)
  • Érica Cristina Braga Chaves Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)

DOI:

https://doi.org/10.25194/rf.v20iSuplementar.2020

Keywords:

Regulação emocional, Saúde mental no trabalho, Enfermagem

Abstract

Introdução: Estudos apontam que as emoções positivas são preservadas a partir de estratégias de regulação emocional positivas, aumentando exponencialmente os níveis de bem-estar e satisfação com as diversas áreas da vida, demonstrando dessa forma a importância da regulação emocional no impacto sobre o bem-estar. (QUOIDBACH, e col., 2010). De acordo com pesquisas realizadas por Kadovic, Mikšić e Lovrić (2022), se as habilidades de controle e regulação emocional forem baixas nos profissionais de saúde, maior seriam os níveis de estresse dos mesmos. Da mesma forma, os enfermeiros possuem uma necessidade de reprimir e controlar suas emoções negativas, assim como, possuem dificuldade em regular emoções associadas ao trabalho, pois não há uma capacitação voltada com esse objetivo para eles (FERNANDES, 2020). Segundo, Van Horn e col. (2004), para se alcançar um bem estar no âmbito do trabalho é necessário uma análise positiva de diferentes características do trabalho, abrangendo o cognitivo, comportamental e as motivações presentes. Logo, entende-se que a regulação emocional é capaz de diminuir emoções negativas, manter e aumentar emoções positivas (MIKOLAJCZAK, 2009), enquanto exerce a autorregulação e a regulação das emoções de outros indivíduos também, o que acaba repercutindo diretamente no bem-estar. (TUGADE e FREDRICKSON, 2007).

Objetivo: Identificar o papel da regulação emocional frente aos conflitos no ambiente de trabalho do profissional de enfermagem.

Método:  Para o presente trabalho realizou-se uma pesquisa bibliográfica de caráter exploratório com abordagem qualitativa, onde buscou-se levantar dados referentes ao tema, por meio da revisão de artigos científicos, livros, dissertações e teses. Os meios de busca para a base de dados foram os respectivos, google acadêmico, SCIELO, PubMed e literatura, nos idiomas português e inglês. Serão utilizados conteúdos acessíveis para população geral e gratuitos. O método predominante foram pesquisas empíricas e revisões de literatura a respeito das contribuições do conteúdo de regulação emocional frente a resolução e conflitos no ambiente de trabalho.

Descritores: Regulação emocional; Saúde mental no trabalho; Enfermagem.

Eixo temático: Ciências sociais aplicadas.

Published

2023-12-05

How to Cite

Mariano Pereira, S., Moutinho Moura Pinheiro, S., & Cristina Braga Chaves , Érica. (2023). O PAPEL DA REGULAÇÃO EMOCIONAL FRENTE A RESOLUÇÃO DE CONFLITOS NO AMBIENTE DE TRABALHO DO PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM. Revista Formadores, 20(Suplementar), e2020. https://doi.org/10.25194/rf.v20iSuplementar.2020