INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE FINANCEIRA: UM ESTUDO MULTICASOS EM EMPRESAS DE PEQUENO PORTE NO COMÉRCIO DE CRUZ DAS ALMAS, BAHIA, BRASIL

Authors

  • Alline Oliveira Vargas Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)
  • Jonathas Dias de Oliveira Silva Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)
  • Jó Santos da Silva Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)

DOI:

https://doi.org/10.25194/rf.v20iSuplementar.2015

Keywords:

Indicadores Financeiros, Sustentabilidade, Tomada de Decisão

Abstract

Introdução: A gestão financeira em uma empresa envolve a compreensão dos seus indicadores de sustentabilidade e do seu nível de liquidez próprio, que podem ser obtidos por meio de informações extraídas dos principais indicadores financeiros, como o fluxo de caixa que se apresenta como uma ferramenta importante a gestão dos negócios, permitindo ao gestor financeiro gerenciar o crescimento a médio e longo prazo e prever eventuais excessos ou escassez de recursos, seja através do balanço patrimonial, que por sua vez, apresenta a situação financeira de uma empresa de maneira quantitativa e qualitativa em um determinado período, permitindo ajustes às novas tendências de mercado, ou por meio demonstração do resultado do exercício, produzindo informações para todos os níveis da gestão. Dito isto, questiona-se: como os gestores de empresas de pequeno porte do comércio de Cruz das Almas utilizam os indicadores de sustentabilidade financeira como ferramenta de apoio estratégico para a tomada de decisão?

Objetivo: Analisar a efetividade dos indicadores financeiros como ferramenta de apoio estratégico para a tomada de decisão em empresas de pequeno porte no comércio de Cruz das Almas, Bahia, Brasil.

Método: A abordagem investigativa da pesquisa será quantitativa. Os objetivos do campo de investigação e avaliação serão de forma descritiva e exploratória. Sobre a estratégia do estudo, o método será do tipo Survey. A qualidade do estudo será delineada por meio de um projeto de pesquisa, uma questão de estudo, população e amostra, um instrumento de coleta de dados, uma corrente convergente de investigação e um relatório de estudo. A estrutura do relatório será analítica e sequenciada. O instrumento de coleta de dados será um questionário estruturado. A população e amostra serão selecionadas por conveniência, assim como os participantes. A estratégia de coleta de dados será por meio de questionário estruturado aplicado aos participantes. Dessa forma, a análise e tratamento dos dados serão realizados por meio de técnicas estatísticas com o auxílio do software estatístico Statistical Package for the Social Sciences (SPSS).

 Resultados (esperados / parciais): O presente estudo visa avaliar o conhecimento e a utilização dos indicadores de sustentabilidade financeira por parte das empresas que compõem o universo amostral do estudo em foco, objetivando assim, analisar a efetividade dos recursos financeiros utilizados no dia a dia, o que pode evitar sérios problemas financeiros e até mesmo situações de insolvência.

Descritores: Indicadores Financeiros, Sustentabilidade, Tomada de Decisão.

 Eixo temático: Ciências sociais aplicadas.

Published

2023-12-05

How to Cite

Oliveira Vargas, A., Dias de Oliveira Silva, J., & Santos da Silva, J. (2023). INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE FINANCEIRA: UM ESTUDO MULTICASOS EM EMPRESAS DE PEQUENO PORTE NO COMÉRCIO DE CRUZ DAS ALMAS, BAHIA, BRASIL. Revista Formadores, 20(Suplementar), e2015. https://doi.org/10.25194/rf.v20iSuplementar.2015