INCLUSÃO PRODUTIVA PARA MULHERES RESIDENTES EM COMUNIDADES QUILOMBOLAS EM CACHOEIRA, BAHIA, BRASIL: UM ESTUDO MULTICASOS
DOI:
https://doi.org/10.25194/rf.v20iSuplementar.2014Keywords:
Inclusão Produtiva, Empreendedorismo Feminino, QualificaçãoAbstract
Introdução: O processo de qualificação profissional se configura como um elemento facilitador da inclusão produtiva das mulheres quilombolas em suas atividades associativas, pois contribui para a redução das desigualdades socioeconômicas que muitas vezes afetam os grupos mais vulneráveis. Além disso, nas comunidades quilombolas existem mulheres com habilidades produtivas geralmente usadas apenas para consumo próprio e subsistência. Sendo assim, ao intermediar a conscientização dos indivíduos sobre seu próprio potencial e capacidade de atuação em prol de sua inclusão produtiva, contribui-se para o protagonismo bem-sucedido dessas comunidades marginalizadas. Nesse viés têm-se como pergunta norteadora deste estudo a seguinte inquietação: Como a qualificação profissional oferecida pelo projeto de inclusão produtiva contribuiu para a inclusão socioeconômica das mulheres empreendedoras residentes em comunidades quilombolas em Cachoeira, no estado da Bahia?
Objetivo: Avaliar o impacto da capacitação empresarial oferecida pelo projeto de inclusão produtiva para mulheres empreendedoras e em situação de vulnerabilidade social e econômica, residentes em comunidades quilombolas no município de Cachoeira, no estado da Bahia.
Método: A abordagem investigativa da pesquisa será qualitativa. Os objetivos do campo de investigação e avaliação, será de forma descritiva e exploratória. Sobre a estratégia do estudo, o método será do tipo estudo de caso, do tipo casos múltiplos. A qualidade do estudo será delineada por meio de um projeto de pesquisa, uma questão de estudo, unidade de análise, fontes múltiplas de provas (entrevistas), uma corrente convergente de investigação e um relatório de estudo. A estrutura do relatório será analítica, comparativa e não sequenciada. O instrumento de coleta de dados será via entrevista semiestruturada. O universo e amostra será intencional e não probabilista por acessibilidade, assim como os sujeitos da amostra. A estratégia de coleta dados será por meio de entrevistas semiestruturadas aplicadas aos participantes. O tratamento e análise dos dados será desenvolvido através da análise de conteúdo com o auxílio do programa computacional desenvolvido para análise de dados qualitativos conhecido como Atlas.ti. 8.0.
Resultados (esperados / parciais): Espera-se, através deste estudo, avaliar a importância do desenvolvimento de um programa de qualificação empresarial que será ofertado para mulheres em situação de vulnerabilidade que residem em comunidades quilombolas. Dito isto, compreender como os fatores conceituais, que fazem da metodologia didática do curso, a saber: direitos humanos, gênero, raça, ética e cidadania; empreendedorismo, gestão de negócios, marketing, inovação, tecnologia, finanças; a modelagem dos negócios, e a visibilidade digital, promovem a inclusão produtiva e socioeconômica das pessoas participantes. Além disso, analisar se o programa de qualificação contribuiu na diminuição as desigualdades socioeconômicas que muitas vezes afetam as comunidades mais vulneráveis.
Descritores: Inclusão Produtiva, Empreendedorismo Feminino, Qualificação.
Eixo temático: Ciências sociais aplicadas.