APLICAÇÃO DA TERAPIA FOTODINÂMICA ANTIMICROBIANA EM LESÕES DE HERPES LABIAL
DOI:
https://doi.org/10.25194/rf.v20iSuplementar.2009Keywords:
Antimicrobiana, Terapia fotodinâmica, Herpes simplesAbstract
Introdução: O herpes simples é uma doença viral recorrente que afeta grande parte da população mundial. As lesões de herpes são comumente dolorosas e podem ter impactos na qualidade de vida dos pacientes. O Vírus Herpes Simples (HSV) tipo 1 e o tipo 2 são dois vírus distintos que causam as infecções. O HSV-1 é comumente associado ao herpes oral, enquanto o HSV-2 é primariamente associado ao herpes genital; ambas se apresentam clinicamente como feridas ou bolhas dolorosas, onde o contato oral-genital pode levar a uma transmissão de ambos os tipos, tanto para região oral quanto genital. Atualmente, o tratamento do herpes é baseado em antivirais de uso interno e tópico. No entanto, a Terapia Fotodinâmica Antimicrobiana (TFD) é uma nova técnica promissora no tratamento de lesões causadas por microrganismos em geral. Trata-se de um método terapêutico que envolve a utilização de uma substância fotossensibilizadora e uma fonte de luz para gerar espécies reativas de oxigênio que danificam as células infectadas por microrganismos. A aplicação da TFD em lesões de herpes pode ajudar a reduzir a carga viral, aliviar a dor e acelerar a cicatrização.
Objetivo: Relatar sobre a eficácia da TFD em lesões de herpes labial.
Método: Trata-se de uma revisão integrativa com base na pesquisa de artigos realizada nas plataformas: PubMed e Google scholar, no período de fevereiro a março de 2023, utilizando-se o cruzamento de descritores DeCS/MeSH através do uso do operador booleano “AND”. Foram selecionados apenas artigos de 2022-2023, nos idiomas português e inglês: “antimicrobiana” e “antimicrobial”, “terapia fotodinâmica” e “photodynamic therapy”, “herpes simples” e “herpes simplex”.
Resultados (esperados / parciais): Diversos estudos têm investigado a eficácia da TFD no tratamento de lesões de herpes simples. Em estudo clínico randomizado controlado em pacientes com herpes labial foi demonstrado que a TFD foi capaz de reduzir, significativamente o tempo de cicatrização das lesões, a intensidade da dor e o tamanho das lesões em comparação com o tratamento com antivirais tópicos convencionais. A TFD também pode melhorar a eficácia do aciclovir no tratamento do HSV-1. Estudos clínicos randomizados demonstraram a eficácia e segurança da TFD em pacientes com herpes labial e genital. Os resultados mostraram que a TFD foi capaz de reduzir a dor e a inflamação, bem como acelerar a cicatrização das lesões, em comparação com o tratamento com antivirais tópicos. Além disso, esta estratégia de tratamento apresentou baixa toxicidade e efeitos colaterais mínimos em todos os estudos. A técnica pode ser uma alternativa segura e eficaz para o tratamento de lesões de herpes, especialmente em pacientes que não respondem ao tratamento convencional ou apresentam efeitos colaterais. a TFD pode ser uma opção promissora para o tratamento de lesões de herpes simples. O emprego desta técnica de tratamento pode ajudar a reduzir a carga viral, aliviar a dor e acelerar a cicatrização das lesões. No entanto, mais pesquisas são necessárias para determinar a dose e o protocolo ideais de TFD para o tratamento de lesões de herpes.
Descritores: Antimicrobiana, Terapia fotodinâmica, Herpes simples.
Eixo temático: Ciências da saúde.