APLICAÇÃO DA OZONIOTERAPIA NO PROCESSO DE REPARO DE ÚLCERAS NA CAVIDADE ORAL

Authors

  • Maurício Ferreira de Souza Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)
  • Julianna Freitas Ferreira Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)
  • Luiz Alexandre da Luz de Almeida Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)
  • Geovanna Lumene Tavares Isacksson Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)
  • Marcelo Victor Coelho Marques Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)
  • Michele Rosas Couto Costa Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)
  • Júlia Santos Vianna Néri Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)
  • Juliana Borges de Lima Dantas Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)

DOI:

https://doi.org/10.25194/rf.v20iSuplementar.2007

Keywords:

Ozonioterapia, Úlceras Orais, Cicatrização

Abstract

Introdução: As úlceras em cavidade oral se caracterizam pela ruptura da continuidade do epitélio de revestimento que ultrapassa a membrana basal, expondo as terminações nervosas da lâmina própria. Sua progressão pode ser aguda ou crônica, com variação em tamanho e dimensão, além de se manifestar de forma única ou através de múltiplas lesões. Seus aspectos clínicos incluem a presença de eritema, ulcerações e edema, que causam desconforto e sintomatologia dolorosa ao paciente. A cicatrização voluntária ocorre entre a primeira e segunda semana, no entanto, quando se utiliza medicamentos de uso tópico, como os anti-inflamatórios e os agentes naturais, há uma tendência em acelerar o reparo tecidual. Por sua vez, a ozonioterapia atua como um tratamento minimamente invasivo e bem tolerado pelo organismo, e que pode ser encontrado sobre três formas: água ozonizada, óleo ozonizado e gás ozônio (O3). Apresenta propriedades anti-inflamatórias, analgésicas, imunoestimulantes e antimicrobianas, tratando-se de um dispositivo seguro e não farmacológico.


Objetivo: Avaliar o efeito da ozonioterapia no processo de reparo em úlceras na cavidade oral.

Método: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, com base na pesquisa de artigos científicos dos últimos 10 anos, realizada nas plataformas Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Scientific Eletronic Library Online (SciELO), PubMed, e Google Acadêmico, no período de fevereiro a março de 2023, utilizando o cruzamento de Descritores em Ciências da Saúde (DeCS/MeSH) e empregando o uso dos operadores booleanos “E/AND” e “OU/OR”.

Resultados: As úlceras representam as lesões mais comuns em cavidade oral, o que afeta a qualidade de vida dos indivíduos, pois dificulta atividades rotineiras, como mastigação, deglutição e fala. Um total de 10 artigos foram incluídos no presente trabalho e todos demonstraram resultados positivos da utilização deste dispositivo através de sessão única em úlceras orais, sob a forma de óleo. Os pacientes submetidos à ozonioterapia, apresentaram redução clínica significativa, modulação positiva do processo de reparo tecidual e melhora da dor, pois seu mecanismo de ação atua nos mediadores como as interleucinas, leucotrienos, fator de necrose tumoral alpha (TNF-α) e prostaglandinas, o que modula o processo inflamátorio e acelera o processo de cicatrização tecidual. Além disso, sua atividade oxidante inicia a síntese de proteínas e aumenta os ribossomos celulares e as mitocôndrias, o que por consequência, há uma melhora efetiva da atividade celular e os potenciais de regeneração são melhorados. Ademais, auxilia na liberação do óxido nítrico, que é um vasodilatador, com aumento da perfusão sanguínea tecidual das hemácias e estimulação dos processos aeróbicos, como a glicólise e o ciclo de Krebs.

Conclusão: A aplicação da ozonioterapia demonstrou resultados positivos no tratamento de úlceras orais, com diminuição da dor e da inflamação, além de promover rápida cicatrização, com consequente diminuição da morbidade dos pacientes. Portanto, se mostrou uma alternativa terapêutica promissora e eficaz.

Descritores: Ozonioterapia, Úlceras Orais, Cicatrização.

Eixo temático: Ciências da saúde.

Published

2023-12-05

How to Cite

Ferreira de Souza , M., Freitas Ferreira, J., Alexandre da Luz de Almeida, L., Lumene Tavares Isacksson, G., Victor Coelho Marques, M., Rosas Couto Costa, M., Santos Vianna Néri, J., & Borges de Lima Dantas, J. (2023). APLICAÇÃO DA OZONIOTERAPIA NO PROCESSO DE REPARO DE ÚLCERAS NA CAVIDADE ORAL. Revista Formadores, 20(Suplementar), e2007. https://doi.org/10.25194/rf.v20iSuplementar.2007