EMPREGO DA LASERTERAPIA EM QUADROS DE PARESTESIAS E PARALISIAS DO COMPLEXO MAXILOFACIAL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Authors

  • Marcelo Victor Coelho Marques Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)
  • Maurício Ferreira de Souza Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)
  • Marlene Xavier de Andrade Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)
  • Michele Rosas Couto Costa Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)
  • Anildo Alves de Brito Júnior Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)
  • Júlia Santos Vianna Néri Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)
  • Juliana Borges de Lima Dantas Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)

DOI:

https://doi.org/10.25194/rf.v20iSuplementar.2006

Keywords:

Lasers, Paralisia Facial, Parestesia, Células nervosas

Abstract

Introdução: As células nervosas do organismo humano constituem o Sistema Nervoso Central (SNC) e Sistema Nervoso Periférico (SNP), fundamentais para a manutenção da vida. Em análise do complexo maxilo-facial, os pares de ação mista de nervos cranianos V e VII, que correspondem respectivamente ao nervo trigêmeo e ao nervo facial, têm ação sensitiva e motora, e apresentam maior repercussão clínica quando lesionados. Injúrias a estes nervos são comuns em cirurgias e traumas, repercutindo frequentemente em quadros de parestesia e/ou paralisia. Nestes casos, a Laserterapia de Baixa Potência (LTBP) parece ser uma alternativa terapêutica efetiva na atualidade em quadros de neuropraxia.

Objetivo: Descrever sobre o emprego da LTBP em quadros de parestesias e paralisias do complexo maxilofacial.

Método: Trata-se de uma revisão integrativa com base na pesquisa de artigos realizada nas plataformas PubMed e Google Scholar, no período de fevereiro a março de 2023, utilizando-se o cruzamento de descritores DeCS/MeSH através do uso dos operadores booleanos “AND” e “OR”, da seguinte forma: (PARESTESIA) OR (PARALISIA) AND (NERVOS) AND (MAXILOFACIAL) AND (LASERTERAPIA). Foram selecionados apenas artigos de 2022-2023, nos idiomas português e inglês.

Resultados (esperados/parciais): As células nervosas possuem alta especialização quanto a sua função no organismo, possuindo uma baixa capacidade de regeneração. Os pares V e VII de nervos cranianos possuem, dentre suas principais funções, a sensação tátil da face e de 2/3 anteriores do couro cabeludo (V par), e inervação motora dos músculos da face (VII par). Desta forma, lesões a estas estruturas repercutem em perdas significativas de habilidades motoras e/ou sensitivas. As lesões nervosas periféricas podem ser classificadas em neuropraxia, axonotmese e neurotmese. A primeira consiste em uma lesão leve com perda motora e/ou sensitiva, sem alteração estrutural; a segunda, em desorganização do nervo com distanciamento entre os segmentos; a última, na separação completa do nervo. O primeiro tipo é o mais comum e passível de intervenções não cirúrgicas. A técnica da LTBP consiste na aplicação de ondas de luz vermelha e/ou infravermelha nos locais de interesse. Sua ação baseia-se na modulação de processos inflamatórios, amenização de sintomatologias álgicas e aceleração de reparos teciduais. No entanto, é importante ressaltar que a efetividade desse tratamento pode variar a depender da causa subjacente da parestesia ou paralisia e de outros fatores individuais do paciente. Estudos apontam a eficácia da LTBP em pacientes com parestesia após extração dentária, com resultados indicando redução da parestesia e melhora da sensibilidade em 73,6% dos pacientes. Observa-se também a efetividade da LTBP no tratamento da paralisia facial periférica. Os resultados apontam eficácia para quadros em estágio inicial, mas observam que a efetividade diminui à medida que a condição se torna crônica. Em análise geral, a LTBP apresenta bons resultados em parestesias e paralisias maxilofaciais amenizando e, por vezes, resolvendo por completo quadros de parestesia e paralisia. Entretanto, faz-se necessário a consulta por um profissional de saúde para determinar se o tratamento é apropriado para cada condição específica.

Descritores: lasers; paralisia facial; parestesia; células nervosas.

Eixo temático: ciências da saúde.

Published

2023-12-05

How to Cite

Victor Coelho Marques, M., Ferreira de Souza , M., Xavier de Andrade , M., Rosas Couto Costa , M., Alves de Brito Júnior , A., Santos Vianna Néri, J., & Borges de Lima Dantas, J. (2023). EMPREGO DA LASERTERAPIA EM QUADROS DE PARESTESIAS E PARALISIAS DO COMPLEXO MAXILOFACIAL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. Revista Formadores, 20(Suplementar), e2006. https://doi.org/10.25194/rf.v20iSuplementar.2006