O PAPEL DA FIBRA ALIMENTAR NO METABOLISMO HUMANO
DOI:
https://doi.org/10.25194/rf.v20iSuplementar.2000Keywords:
Fibra dietética, Processos Metabólicos, Doenças metabólicas, Síndrome metabólica, Terapia nutricionalAbstract
Introdução: As Fibras alimentares são carboidratos de resistente digestão e absorção no intestino delgado, definidas como não digeríveis. Elas podem ser classificadas em solúveis e não solúveis. Ademais, os efeitos benefícios da fibra alimentar estão majoritariamente relacionados, pela comunidade científica e social, a melhoria do trânsito intestinal, por ser, em parte, fermentada no intestino grosso, além de favorecer o pH do cólon e a formação de subprodutos importantes para a fisiologia humana. No entanto, entender o papel da fibra alimentar sobre o metabolismo humano, visto que abrange todas as reações do organismo para a manutenção da vida, é essencial, podendo até contribuir para prevenção e tratamento de doenças metabólicas.
Objetivo: O objetivo deste projeto é compreender o papel desempenhado pela fibra alimentar consumida diariamente, em quantidade e qualidade ideal, no metabolismo humano.
Metodologia: Trata-se de uma revisão sistemática da literatura, a qual será realizada em quatro bancos de dados: SciELO, PubMed, BVS e LILACS. Exclui-se desta pesquisa os resumos, as dissertações e os relatos de casos ou os artigos publicados há mais de 15 anos. As estratégias de busca para as bases de dados foram definidas por termos relacionados a fibra dietética: Dietary fiber; Metabolic Processes; metabolic diseases; metabolic syndrome, Nutritional therapy. Seu desenvolvimento ocorre através de perguntas objetivas entre perspectivas positivas e negativas sobre o tema proposto a fim de comparar suas variantes, assim dando possibilidade de novas pesquisas relacionadas.
Resultados esperados: Sabendo que a fibra alimentar desenvolve um papel importante no organismo, espera-se encontrar fatores positivos que evidenciam a capacidade de mudanças e soluções para doenças metabólicas bem como a manutenção do trato intestinal. Através de pesquisas primárias, entende-se que dietas ricas em fibras alimentares são importantes para o controle do diabetes, melhora o controle glicêmico e lipídico, diminuição do peso corporal pelo aumento da saciedade, e do processo inflamatório, além da redução na mortalidade prematura. (REYNOLDS; AKERMAN; MANN, 2020). Dessa forma, utilizar a fibra dietética como parte da terapia nutricional no tratamento de doenças metabólicas, e principalmente na prevenção, é essencial para o avanço da nutrição clínica voltada para prevenção e tratamento de patologias. (CRONIN et al., 2021)
Descritores: Fibra dietética; Processos Metabólicos; doenças metabólicas; síndrome metabólica; Terapia nutricional.
Eixo temático: Ciências da Saúde- Nutrição.