A INCLUSÃO DA CRIANÇA AUTISTA NO ÂMBITO EDUCACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.25194/rf.v20iSuplementar.1996Keywords:
Inclusão Escolar, Crianças, Transtorno do Espectro AutistaAbstract
Introdução: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por déficits na comunicação, socialização e padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados (OMS, 2020). Além disso, o espectro afeta sobretudo a comunicação e a linguagem, tornando-se ainda mais evidente no desenvolvimento das habilidades sociais, comportamentos inflexíveis e comunicação verbal e não verbal. É comum que crianças diagnosticadas com TEA apresentam algum grau de hipersensibilidade ao barulho e locais com muitas pessoas, como a escola, o que pode dificultar sua adaptação ao ambiente escolar.
A Constituição Brasileira de 1988 (BRASIL, 1988) estabelece que todo indivíduo, independentemente de sua condição biopsicossocial, tem direito a receber uma educação de qualidade em todas as esferas administrativas. As crianças com autismo também têm direito à educação e ao ensino básico na sala de aula. A criança precisa ter os mesmos recursos e estímulos que os pares, respeitando suas limitações. Sendo assim, o propósito deve ser trabalhar a autonomia, independência e desenvolvimento. Se a escola fizer sua parte na inclusão, ajudará a criança a ampliar seu repertório, ampliar a sua comunicação, estimulando-a através do brincar e do ensino formal a construir aprendizagens e desenvolver habilidades sociais. Uma criança autista matriculada em uma escola regular apresenta melhorias em sua socialização, tanto na escola quanto em casa.
Objetivo: Analisar os benefícios e desafios da inclusão no desenvolvimento escolar da criança com o espectro autista.
Método: O presente artigo tem como objetivo, levantar na literatura os benefícios e desafios da inclusão no desenvolvimento escolar da criança com Transtorno do Espectro Autista e, como objetivos específicos, identificar as diferentes características que auxiliam nos primeiros sintomas das crianças portadoras do autismo, e analisar as estratégias que auxiliam na inclusão da criança com espectro no ambiente escolar. A pesquisa é de revisão bibliográfica narrativa, examinando produções tais como: artigos, livros e outras publicações sobre o tema.
Descritores: TEA; Inclusão Escolar; Crianças.
Eixo temático: Ciências sociais aplicadas.