ERGONOMIA NO AMBIENTE ESCOLAR: UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA DOCENTES DA REDE DE EDUCAÇÃO INFANTIL.

Authors

  • Alessandra Batista Sabino Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)
  • Patrícia Santos Corrêa Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)
  • Ana Karoline Emidia de Carlos Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)
  • Fabrina Santos Pereira Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)
  • Jessyca Santos Sousa Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)
  • Vanicleide Menezes da Silva Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)
  • Elenilda Farias de Oliveira Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)

DOI:

https://doi.org/10.25194/rf.v20iSuplementar.1995

Keywords:

Ergonomia, Educação em Saúde, Professores

Abstract

Introdução: A atividade laboral exercida pelos professores é extremamente estressora, ao qual os expõem a vários fatores de riscos físicos e mentais, como: fadiga, distúrbios osteomusculares, depressão e síndrome de Burnout, que pode levá-los ao afastamento definitivo do trabalho. Manter a ergonomia desses profissionais equilibrada é de suma importância, pois partindo disso, têm-se docentes aptos a exercerem suas funções sem qualquer intercorrência física e/ou mental.

Objetivo: Orientar os docentes de uma instituição de educação infantil acerca dos principais riscos ergonômicos nos quais estão suscetíveis diariamente e apresentar de forma educativa ações de auto-ajuda a fim de reduzir de forma significativa tais
riscos.

Método: O método consiste em um relato de experiência referente a um projeto de educação em saúde de uma escola infantil. Compareceram no projeto 8 docentes da Creche Municipal Joselita Rodrigues do Ouro, localizada em Capoeiruçu, Cachoeira,
Bahia. A execução das atividades teve duração de 60 minutos. Durante a apresentação foram abordados riscos e benefícios da ergonomia no âmbito profissional, ao decorrer da abordagem, receberam orientações quanto ao cuidado da saúde mental, foi desenvolvida uma dinâmica com objetivo de terem auto motivação diária onde auxiliará no enfrentamento de situações estressoras que causam danos emocionais. Em seguida, foram orientadas sobre o cuidado com o bem estar físico, que é de suma importância no ambiente de trabalho diante das demandas exercidas pelas mesmas e executaram exercícios que evitam prejuízos de uma postura inadequada. Os materiais utilizados foram folders com recomendações práticas. A intervenção foi realizada em abril de 2023.

Resultados (esperados / parciais): Pesquisas apontam que a educação em saúde envolvendo a ergonomia é um forte aliado para evitar danos irreversíveis na qualidade de vida dos profissionais expostos. Uma classe trabalhista fortemente atingida é a de profissionais de educação. Dado mostram que 22% dos professores entre 2015 a 2019 no Brasil foram afastados por motivos envolvendo a saúde emocional,segundo estudo realizado no ano de 2018 foram constatados que mais 66% dos professores que foram afastaram do trabalho, 87% relatam que a patologia foi proveniente das as atividades realizadas na escola, as principais causas que geram o afastamento entre eles são dores envolvendo a coluna, problemas de relacionamento interpessoal e falta de boas condições de trabalho. Os problemas ergonômicos ultrapassam as barreiras do ambiente escolar e prejudicam a vida dos professores em vários outros âmbitos. Tendo em vista essa problemática torna-se viável intervir e trazer medidas práticas para minimizar os agravos e o surgimento de doenças de cunho emocional e físico, essa intervenção teve uma resposta positiva por parte dos docentes que participaram ativamente.

Descritores: Ergonomia, Educação em Saúde, Professores.

Eixo temático: Ciências da saúde

Published

2023-12-04

How to Cite

Batista Sabino, A., Santos Corrêa , P., Karoline Emidia de Carlos, A., Santos Pereira , F., Santos Sousa , J., Menezes da Silva, V., & Farias de Oliveira, E. (2023). ERGONOMIA NO AMBIENTE ESCOLAR: UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA DOCENTES DA REDE DE EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Formadores, 20(Suplementar), e1995. https://doi.org/10.25194/rf.v20iSuplementar.1995