AVALIAÇÃO DO AUTOCUIDADO EM DIABÉTICOS NO RECÔNCAVO BAHIANO
DOI:
https://doi.org/10.25194/rf.v20iSuplementar.1991Keywords:
Diabetes, Autocuidado, Questionário QAD.Abstract
Introdução: A Diabetes Mellitus (DM) é uma doença metabólica, determinada por hiperglicemia crônica e acompanhada por alterações no metabolismo de carboidratos, gorduras e proteínas.
Atividades de autocuidado são consideradas primordiais para manutenção do bem-estar dos indivíduos diabéticos, uma vez que, a participação ativa do paciente no tratamento é efetiva para a prevenção de outras comorbidades comumente associadas ao DM, como a Polineuropatia Simétrica Distal, dentre outras que frequentemente afetam a qualidade de vida dos diabéticos. Diante dos fatos, torna-se essencial o reforço de práticas de autocuidado nos indivíduos diabéticos para preservação do bem-estar dos mesmos.
Objetivo: Verificar as práticas de autocuidado em diabéticos assistidos pelo UBS no Recôncavo Bahiano.
Método: Trata-se de um estudo transversal, descritivo e uma amostra de 62 indivíduos com diabetes Mellitus, cadastrados em duas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) da cidade de Cachoeira-BA. Foram excluídos os indivíduos com dificuldade de comunicação e/ou déficit cognitivo, privação sensorial visual ou auditiva graves. Além das características sócio-demográficas e clínicas foi aplicado o questionário de autocuidado QDA relacionado com práticas de atividade de autocuidado com o diabetes, como a alimentação, atividade física, monitorização da glicemia, cuidados com os pés, adesão ao tratamento medicamentoso e o hábito do tabagismo nos voluntários. Para análises de dados, foi utilizado o pacote estatístico “Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) versão 22.0”, adotando-se um nível de significância de 5% (p<0,05). Aprovado pelo comitê de ética e pesquisa com CAAE: 46749521.8.0000.0042
Resultados (esperados/parciais): O presente estudo conta com uma amostra de 62 pacientes, no entanto o questionário QDA foi aplicado com 37 participantes, e segue em andamento. Observou-se a cerca, da alimentação que 14 (22%) dos diabéticos consideram sua dieta saudável, entretanto, 32 (51,6%) desses não seguem uma orientação alimentar dada por um profissional de saúde. Sobre a atividade física constatou-se que 16 (25,8%) praticam 30 minutos de atividade contínua todos os dias. Quanto ao exercício físico específico, 27 (43,5%) desses indivíduos não exercem nenhuma. Para monitorização da glicemia, foi verificado que 30 (48,4%) não avalia o açúcar no sangue o número de vezes recomendado por profissionais da saúde, e ainda 17 (27,4%) não fazem monitorização da glicemia. Quanto ao cuidado com os pés, 20 (32,3%) examina seus pés todos os dias. Ainda 25 (40,3%) dos pacientes secam os espaços entre os dedos dos pés após lavá-los. Porém, 22 (35,5¨%) não examina dentro dos sapatos antes de calçar. Quanto ao uso de medicação nota-se que 34 (54,8%) dos diabéticos tomam seus medicamentos conforme foi recomendado. Quanto ao tabagismo 37 (59,7%) atestam que não fumaram nenhum cigarro, quando perguntado sobre quando fumou o último cigarro, cerca de 20 (32,3%) afirmam de um a dois anos atrás e outros 17 (27,4%) há mais de dois anos atrás.
Descritores: Diabetes; autocuidado; questionário QAD.
Eixo temático: Ciências da Saúde.