BRINQUEDOS RECICLÁVEIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL IDEALIZADOS POR ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.25194/rf.v20iSuplementar.1962Keywords:
Reutilização, Reciclagem, Infância e conhecimentoAbstract
A introdução a respeito da reciclagem e reutilização no contexto escolar desde os primeiros momentos da infância é de suma importância para sensibilizar as crianças sobre o cuidado com o meio ambiente. Através de tais ações, é possível atrair o olhar das mesmas, para que dessa forma, elas construam conhecimento e desenvolvam consciência ambiental. Dewey (1976) acreditou que a educação tem que começar a se construir nos interesses da criança. Desde muito cedo, as crianças precisam encontrar nas suas escolas meios eficazes para solucionar os problemas ambientais. Métodos simples podem ser implantados, pois elas miram-se nos exemplos dos adultos para tomar suas próprias atitudes(1).
Dessa maneira, a criança iria combinar pensamento, em vez de memorização de conteúdo, e o docente seria o seu parceiro, em vez de apenas um mestre(1). A importância da educação infantil é tão grande atualmente que é possível ver o desenvolvimento da perspectiva social das crianças, suas preocupações e as leis que as amparam e lhes conferem direitos. Hoje, é um estímulo precoce para a aprendizagem, para o desenvolvimento futuro e motor, psicológico, afetivo e sobretudo para as relações sociais, considerando o ensino como uma ponte no desenvolvimento da criança. E quando adicionamos consciência e retenção ao ensino, o aprendizado se torna mais gratificante, como brincar com brinquedos reciclados, uma forma divertida de ensinar(2).
Wallon defende o brincar junto e os brinquedos para estruturar a própria criança. É uma ferramenta que permite moldar sua personalidade. Se você tivesse um espaço organizado e a disponibilidade desse material, ele daria suporte ao fluxo de emoções e pensamentos, dando-lhe mais informações para desenvolver uma pessoa completa(2).
O brincar nos mostra a importância do movimento, pois através dele nos relacionamos com os outros, com o meio ambiente, aprendemos mais sobre nós mesmos, nossos limites, habilidades e resolvemos problemas. Ainda encontramos pessoas que não desenvolveram habilidades básicas, o que dificulta o seu desenvolvimento. Por isso a importância da conscientização ambiental e atividades que exerçam a criatividade, principalmente nas séries iniciais, como em todas as séries. Essa sociabilidade nos remete à característica observada: participar de uma atividade simplesmente por diversão, sem expectativa de recompensa ou punição, de forma que ao brincar a criança busca um objetivo de vida(2).