RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL – AQUAPONIA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA DE ENSINO

Authors

  • Adriana Silva Carvalho da Costa Faculdade Adventista da Amazônia (FAAMA)
  • Elinete Oliveira Raposo Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Fábio Madureira Garcia Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)
  • Ivo Pedro Gonzalez Junior Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)

DOI:

https://doi.org/10.25194/rf.v20iSuplementar.1947

Keywords:

Aquaponia, Ferramenta Pedagógica, Socioambiental

Abstract

Introdução: Em tempos de evolução tecnológica, e busca por novos conhecimentos, há uma necessidade de inovações pedagógicas que apresentem novas formas de educar com responsabilidade socioambiental. Há instituições de ensino que apresentam uma grande carência em laboratórios didáticos, bem como a falta de ferramentas e práticas inovadoras para motivar e incentivar os estudantes em sala.

Assim, a Aquaponia Urbana produção de peixes e hortaliças em um único sistema, desponta como uma prática inovadora que pode tornar a sala de aula mais dinâmica e aberta a novas possibilidades do estudo teórico prático em uma vasta área de conhecimento. Além do ensino, a aquaponia propicia a produção sustentável de alimentos em áreas e espaços reduzidos.

Aquaponia urbana inova por já trazer à tona o assunto de responsabilidade socioambiental, por tratar da produção de alimentos sem o uso de pesticidas, adubos químicos ou uso constante de recursos hídricos.

Essa atividade tem apresentado acentuado crescimento, porém, as contribuições na literatura ainda apresentam algumas lacunas, sobretudo no cenário educacional.

Diante da desigualdade socioambiental em nossos dias, há necessidade de novos projetos para dentro da sala de aula, a aquaponia se apresenta como uma ferramenta pedagógica viável de grande relevância. Apresentamos algumas perguntas que nos instigaram a reflexões do uso da aquaponia como inovação no contexto educacional: Como a aquaponia pode ser uma ferramenta pedagógica inovadora que contemple métodos de ensino aliado a responsabilidade socioambiental? A aquaponia apresenta possibilidades práticas individuais e coletivas que podem trazer mudanças significativas para o meio ambiente?

Por meio da aquaponia são desenvolvidas competências necessárias para lidar com as diversas complexidades dos problemas ambientais reais, possibilitando desenvolver um senso de responsabilidade diante da humanidade e permite uma possibilidade ímpar de experiências práticas relacionadas à natureza.

 Objetivo: Oportunizar mudanças significativas e inovadoras para a contribuição na formação de sujeitos capazes de contribuir em relação algumas problemáticas socioambientais;

Possibilitar o desenvolvimento de materiais educacionais, formas de criar estratégias de ensino que motivem os estudantes ao aprendizado teórico/prático, contribuindo com uma visão menos fragmentada entregue pelas buscas realizadas pela internet e do universo que os cerca;

Apresentar a aquaponia como possível ferramenta pedagógica interdisciplinar que possa auxiliar ao estudante a amadurecer sua participação social positiva e compreender o fundamental papel da educação.

Método: A aplicação para validações será na comunidade e estudantes, conduzida na perspectiva dos participantes, desenvolver um mapa conceitual para o ensino interdisciplinar das ciências da natureza, desenvolver o ensino e testes com grupos focais, a análise de documentos e o instrumento chave de coleta na visão dos pesquisadores levando em consideração o contexto dos participantes.

Resultados (esperados/parciais):

A partir desse estudo, criar possibilidades pedagógicas que tragam mudanças significativas que despertem nos estudantes novas formas de ver e se relacionar com o meio ambiente. Pois com novos procedimentos, aproximar os novos estudantes, a aquaponia e as práticas muitas vezes mais restritas da piscicultura e da agricultura para os ambientes urbanos. A aquaponia podendo em invés de levar o indivíduo da cidade paro o campo, trazer a vivência da produção de alimentos também para dentro das cidades.

Estudos preliminares sobre o assunto trazem como perspectiva positiva que a aquaponia como ferramenta pedagógica revela ser capaz de criar um elo entre os saberes implícito e explicito pela ciência. Podendo se tornar uma sala de aula diferenciada, dinâmica, além de ensinar a responsabilidade socioambiental e a produção sustentável de alimentos saudáveis.

Descritores: Aquaponia, Ferramenta Pedagógica, Socioambiental.

Eixo temático: Ciências Humanas

Published

2023-12-04

How to Cite

Silva Carvalho da Costa, A., Oliveira Raposo, E., Madureira Garcia, F., & Pedro Gonzalez Junior, I. (2023). RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL – AQUAPONIA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA DE ENSINO. Revista Formadores, 20(Suplementar), e1947. https://doi.org/10.25194/rf.v20iSuplementar.1947