ESTUDOS DAS ESTRATÉGIAS DE EVANGELIZAÇÃO NO TERRITÓRIO INDÍGENA CARAMURU PARAGUAÇU DO POVO PATAXÓ HÃHÃHÃE
DOI:
https://doi.org/10.25194/rf.v20iSuplementar.1944Keywords:
Estratégias, Evangelização, IndígenaAbstract
Introdução: O contato dos povos originários do Brasil com a cultura cristã é fruto de muito debate entre as comunidades indígenas, uma vez que historicamente tal contato é visto indissociável com as outras faces da colonização: a exploração, a violência e o extermínio. Com o povo indígena Pataxó Hãhãhãe do Território Indígena Caramuru Paraguaçu a situação não é diferente, o território como outros no país carrega as marcas da violência do contato com cultura europeia não-indígena. Isso faz com que o debate nacional se repita na comunidade local. Apesar dessas discussões atualmente existem dentro do território denominações cristãs protestantes e católica. Essa presença não diminui ou abranda a tensão existe em torno dessa temática, pois para alguns membros e líderes da comunidade, a presença de tais grupos de religiosos cristãs organizados em igrejas, traz prejuízos para a preservação da história, valores e crenças, ocasionando a perda gradativa da cultura e assim ameaçando a identidade dessa comunidade tradicional. A presente pesquisa buscará responder às seguintes perguntas: O cristianismo é visto como relevante dentro do TI Caramuru Paraguaçu? Quais os métodos e estratégias utilizados para evangelização dentro desse território? O que deu certo? O que não deu? Existe possibilidade de expansão?
Objetivo: Analisar as estratégias de evangelização presentes ao longo do tempo no Território Indígena Caramuru Paraguaçu do povo Pataxó Hãhãhãe, levando em consideração que as comunidades tradicionais têm seus próprios modos de vida, de crença e de fé. E procurando entender a relevância do cristianismo (seja a denominação católica ou protestante) e seu potencial de expansão e crescimento nesse território.
Método: Esse trabalho será uma pesquisa de natureza qualitativa, de caráter exploratório, de procedimentos bibliográficos e pesquisa de campo. As bibliografias e relatórios históricos servirão como fonte de informação sobre a chegada e trajetória das denominações cristãs no Território Indígena Caramuru Paraguaçu, povo Pataxó Hãhãhãe. Com a pesquisa de campo pretende-se recolher relatos e experiências através de diálogos, entrevistas e questionários, com caciques, lideranças, pajés e líderes religiosos das igrejas presentes na aldeia. Essa metodologia trará as informações necessária para se atingir o objetivo.
Resultados (esperados / parciais): Perceber a visão sobre cristianismo presente na comunidade. Compreender se a igreja é vista como relevante dentro do Território Indígena pesquisado. Identificar as estratégias evangelísticas utilizadas pelas denominações cristãs que já existem entre os Pataxó Hãhãhãe, entendendo o que foi positivo ou negativo em relação a resultados. Observar depois de todas as experiências e leituras se existe possibilidade para crescimento e expansão da evangelização dentro dessa aldeia.
Descritores: Estratégias. Evangelização. Indígena. Território
Eixo temático: Estudos Históricos e Teológicos.