FREQUÊNCIA ELEVADA DE DERMATITE ATÓPICA NA POPULAÇÃO NEGRA DO RECÔNCAVO BAHIANO
DOI:
https://doi.org/10.25194/rf.v20iSuplementar.1886Keywords:
Dermatite, População negra, PruridoAbstract
Introdução: A dermatite atópica é uma doença crônica, com evolução em surtos, predominantemente na infância, tendo como principal sintoma o prurido de intensidade variável, e como sinais a xerose cutânea e lesões de padrão eczematoso. Afeta de 15% a 25% das crianças e cerca de 7% dos adultos. Parece haver uma maior prevalência na população feminina 1:1,4 e acomete todas as raças, sendo mais frequente nas regiões Norte e Nordeste. Com uma prevalência que vem crescendo nos últimos anos, fatores ambientais podem ter papel desencadeador neste processo.
Objetivo: Este trabalho objetivou identificar a frequência de dermatite atópica numa amostra da população negra do Recôncavo Bahiano.
Método: Estudo quantitativo, transversal e descritivo, realizado na Clínica Escola da Faculdade Adventista da Bahia, com 300 sujeitos moradores das principais cidades do Recôncavo Bahiano. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa segundo CAAE 45556221.4.0000.0042. Os participantes responderam um questionário com questões diversas relacionadas à saúde oral, mental, nutricional. Os dados foram registrados no SPSS® versão 20.0 e são apresentados em forma de frequência simples e relativa.
Resultados (esperados/parciais): Participaram do estudo 297 sujeitos adultos, maioria autodeclarada negra, sendo 194 mulheres (64,7%) e 103 homens (34,3%). Destes, 243 indivíduos (81,8%) afirmaram ter dermatite atópica. Embora a prevalência da doença seja variada e tenha relação com diversos fatores, individuais, ambientais socioeconômicos e/ou regionais, não foi encontrado nenhum estudo que apresente a proporção identificada nesta pesquisa, sobretudo ao considerar que os participantes são adultos. Este resultado alerta para a necessidade de outros estudos que possam contribuir para compreender quais os aspectos contribuintes para esta elevada taxa de dermatite na população participante.
Descritores: Dermatite; População negra; Prurido.
Eixo temático: Saúde