PRIMEIROS SOCORROS EM ACIDENTES DE TRABALHO: ACESSO DOS TRABALHADORES ÀS TÉCNICAS BÁSICAS EM INSTITUIÇÃO PRIVADA
DOI:
https://doi.org/10.25194/rf.v20iSuplementar.1837Keywords:
Acidentes no trabalho, Primeiros socorros, Educação em saúdeAbstract
Trabalhadores e trabalhadoras diariamente estão sujeitos a acidentes de trabalho, e, portanto, os primeiros socorros são extremamente importantes. Nesse contexto, saber identificar os acidentes e realizar o manejo adequado são indispensáveis para a manutenção da saúde do trabalhador (1). Destaca-se que os acidentes de trabalho típicos dizem respeito aos danos ou lesões causados ao trabalhador(a) na execução do seu trabalho, ocasionando uma disfunção transitória ou definitiva, inclusive o óbito (2). Diversos trabalhadores(as) se expõem aos riscos no ato laboral, não obstante, por não haver treinamento adequado sobre os primeiros socorros, quando há ocorrências emergentes de vida, há um descuido nesse processo, favorecendo para que a frequência de lesões e mortes no trabalho aumente a cada dia (3).
Relativos aos acidentes de trabalho, o DATASUS no ano de 2022, notificou 254.706 ocorrências de acidente de trabalho (BRASIL, 2022a), sendo no estado da Bahia, 9.400 confirmados no mesmo ano (BRASIL, 2022b). Segundo as Estatísticas de Acidentes do Trabalho, no Município de Cachoeira-BA, realizadas pelo Anuário Estatístico de Acidentes do Trabalho – AEAT executado pelo Governo Federal, no ano de 2018, corresponde ao número de 7 acidentados no período do exercício laboral (BRASIL, 2018).
Um aspecto importante, e que por sua vez foi um dos maiores impulsionadores para que o projeto em questão viesse a se tornar uma realidade, é o fato de que muitos acidentes e agravantes podem ser evitados com uma simples manobra, por esse motivo, foi impreterível viabilizar o acesso às técnicas em primeiros socorros, com o intuito de evitar situações de acidentes, assim como, agir de maneira assertiva ao deparar-se com esses episódios. O presente relato tem como escopo, socializar atividades de educação em saúde realizadas por discentes do curso de Enfermagem para conscientização e melhorias das competências dos funcionários de uma instituição privada diante de um acidente de trabalho.