INTERVENÇÃO EM SITUAÇÃO DE ENGASGO: PROPOSTA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE COM PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.25194/rf.v20iSuplementar.1832Keywords:
Obstrução das Vias Respiratórias, Professores, Suporte Básico de VidaAbstract
Introdução: A situação de engasgo em criança é uma das emergências de saúde mais recorrentes, grande parte desses eventos acontece em situações rotineiras, como em casa, passeios ao ar livre ou até mesmo em ambiente escolar.
Dados apontam que os acidentes são a principal causa de morte em crianças entre 1 e 14 anos no Brasil, o mais surpreendente é que 90% desses casos poderiam ter sido evitados caso houvesse pessoas capacitadas para intervir.
O reconhecimento bem como a intervenção correta no momento adequado aumenta a sobrevida dos indivíduos, desse modo, profissionais de diversas áreas devem estar preparados para intervir em situações emergenciais envolvendo crianças e adolescentes.
Objetivo: Demonstrar técnicas de desobstrução de vias aéreas a profissionais de educação infantil em uma instituição confessional.
Método: Esse estudo compreende um relato de experiência acerca de atividades educativas, que foram realizadas com profissionais da educação infantil de uma escola confessional durante o mês de outubro de 2022, localizada em Capoeiruçu, na cidade de Cachoeira, Bahia. Participaram dessa atividade cerca de 15 docentes, as atividades envolveram diversas temáticas, focando na prevenção e identificação precoce de situações de risco a vida das crianças, sendo a obstrução de vias aéreas uma delas. A atividade foi desenvolvida de forma teórica e prática com duração aproximada de 90 minutos, realizada por discentes de enfermagem do Centro Universitário Adventista do Nordeste.
Resultados (esperados / parciais): Um fato interessante sobre esse incidente é que frequentemente acontece no ambiente extra hospitalar, acometendo principalmente as crianças que estão nos primeiros anos escolares. Tornando-se a terceira causa de morte em crianças no Brasil. De forma geral, além dos profissionais de saúde, os profissionais de outras áreas geralmente não se sentem preparados para essa tarefa, uma vez que em sua maioria não tiveram capacitação na área, essa atividade portanto, constitui-se em uma forma de educação permanente para profissionais da educação do ensino Infantil, habilitando-os para a intervenção precoce em situações de gravidades emergenciais em saúde, como a obstrução de vias aéreas.
As ações realizadas no encontro corresponderam a momentos teóricos e práticos, utilizando manequim Simulador de RCP Adulto e Infantil, foi também demonstrado e simulado a manobra de Heimlich para desobstrução das vias respiratórias superiores por corpo estranho, cada professor pôde praticar e fazer perguntas sobre a temática e receber orientações sobre medidas preventivas. Foi observada uma resposta positiva dos professores quanto as práticas, as atividades desenvolvidas e a aplicabilidade para sua vida profissional.
Descritores: Obstrução das Vias Respiratórias; Professores; Suporte Básico de Vida.
Eixo temático: Ciências da Saúde.