PERFIL DEL CONSUMO DE ALIMENTOS Y FACTORES ASOCIADOS A LA SALUD DE LOS FUMADORES
DOI:
https://doi.org/10.25194/rf.v20iSuplementar.1825Keywords:
Tabagistas, Consumo alimentar, Estilo de vida, Promoção da SaúdeAbstract
O tabagismo é considerado uma doença crônica, causado pela dependência da nicotina, que é uma substância psicoativa, presente nos produtos que derivam do tabaco (BRASIL, 2021). As substâncias presentes na fumaça do cigarro ao ser inalado são absorvidas em segundos pela corrente sanguínea (CHÃO et al., 2019). O tabagismo causa riscos à saúde provocando diversas enfermidades como: câncer (de pulmão, laringe, faringe etc.) doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), doenças cardiovasculares, infecções respiratórias, infertilidade, entre outras (DAI et al., 2022) (BRASIL, 2022).
Em escala global, a exposição à fumaça do cigarro e ao uso do tabaco está associada a mais de 8 milhões de mortes e custos de saúde relacionados a fumantes de aproximadamente R$ 57 bilhões anualmente. (SZKLO, BERTONI, 2020.) Em escala mundial, 22,3% da população mundial fez uso de tabaco segundo dados de 2020. No Brasil, até o ano de 2019 o percentual de fumantes foi de 12,6%, tendo uma queda em relação à 2013 que foi de 14,7%. Na região sudeste a proporção foi de 13,3% em indivíduos com 18 anos ou mais (BRASIL, 2022).
A nicotina provoca alterações entre o tamanho das refeições e o número de refeições ingeridas ao dia, ao prolongar o aumento do intervalo entre as refeições. (CHÃO et al, 2019) Podendo ainda suprimir o apetite e modificar o comportamento alimentar, pois, diminui o desejo por comida e provoca o aumento do metabolismo. (BLOOM et al, 2019) Os tabagistas apresentam menor diversidade nas escolhas alimentares e são menos aderentes à orientações dietéticas, sendo assim suas dietas com alto teor calórico, lipídico e baixa ingesta de frutas e vegetais, apresentam menor índice de vitaminas, antioxidantes e fibras (MACLEAN, COWAN, VERNARELLI, 2018). No entanto, parece haver poucos estudos investigando a relação entre tabagismo e fatores de estilo de vida, como consumo alimentar, e seus efeitos no perfil de saúde.