OS IMPACTOS DA PANDEMIA DA COVID-19 NA SAÚDE MENTAL DE CRIANÇAS COM IDADE ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.25194/rf.v20iSuplementar.1820Keywords:
COVID-19, Saúde mental, InfânciaAbstract
Introdução: No ano de 2020 a população se deparou com uma crise mundial na saúde, na qual as pessoas sofreram incontáveis consequências e alterações no bem-estar físico e mental, cuja as crianças foi um grupo gravemente afetado emocionalmente por esse fenômeno. Pois as mesmas são mais suscetíveis aos danos causados pela doença, mediante as situações anormais como o SARS-CoV-2. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS, 2020), o Coronavírus foi denominado como pandemia, o vírus se espalhou rapidamente afetando a vida e o cotidiano dos indivíduos, provocando desestabilidade emocional, principalmente nas crianças, sendo um grupo indefeso diante deste evento. Diante dos sérios prejuízos provocados pela pandemia da COVID-19 à saúde mental das crianças, faz-se necessário uma atenção especial para esse público por não conseguirem assimilar todos as mudanças que a doença causou nas dinâmicas e rotinas familiares. Em virtude do isolamento social, fechamento das escolas, afastamento de atividades de lazer, distanciamento social, crianças desenvolveram depressão, ansiedade, estresse, raiva, medo, além do agravamento de transtornos pré-existentes. A relevância deste estudo se dá pela necessidade de destacar as influências negativas no desenvolvimento das crianças, a validação dos sentimentos e a atenção as necessidades geradas em função do surto da COVID-19.
Objetivo: Identificar e analisar os impactos da pandemia da covid-19 na saúde mental de crianças com idade escolar.
Método: Esse projeto de pesquisa buscara artigos sobre o impacto causado pela COVID-19 em crianças com idade escolar. A pesquisa será realizada através da analise de artigos acadêmicos. Será um estudo de cunho bibliográfico, que possibilitara a revisão sistemática nos bancos de dados: Scielo, PubMed, Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), no período de 2 anos entre 2020 a 2022 nas línguas portuguesa, inglesa e espanhol. Foram extraídos 39 artigos científicos, sendo que 12 foram excluídos por não atenderem aos critérios da temática, enquanto 27 foram analisados.
Resultados (esperados / parciais: A partir da conclusão da pesquisa, este estudo distribuirá e analisará as publicações levantadas por ano, área de conhecimento, e método de investigação. Intenciona-se também, contribuir com a produção de conhecimento e debate sobre os impactos da pandemia da covid-19 na saúde mental de crianças. Espera-se que essa investigação estimule pesquisadores e cuidadores a analisar os prejuízos causados pela pandemia no contexto infantil, se atentando para as mudanças de curto e longo prazo no comportamento e emoções das crianças.
Descritores: COVID-19; Saúde mental; Infância.
Eixo temático: Ciências da saúde