JOGOS PEDAGÓGICOS DA MEMÓRIA E SEUS BENEFÍCIOS NO DESENVOLVIMENTO E APREDIZAGEM INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.25194/rf.v20iSuplementar.1817Keywords:
Desenvolvimento, Aprendizagem, Interação, Conhecimento bíblicoAbstract
A Educação Adventista trabalha com o currículo Integral Restaurador que tem o objetivo de formar o indivíduo em vários aspectos e valores entre eles moral, físico, emocional, intelectual e religioso levando-o a ter um relacionamento de salvação com Jesus Cristo. Nesta formação, são também escolhidos métodos, elementos que possam contribuir para o desenvolvimento do caráter, da saúde física, emocional e mental, profissional e social. Foi então realizado um projeto na turma do primeiro período de Pedagogia, onde foi proposto aos discentes a construção de Jogos Pedagógicos Bíblicos.
O presente resumo, tem por finalidade, a reflexão sobre a contribuição dos jogos pedagógicos no processo de aprendizagem e desenvolvimento de crianças no período escolar ou anterior a este. A proposta principal visa demonstrar que as inserções de jogos deverão tornar o aprendizado mais prazeroso, criando um momento de comunicação interpessoal, estimulando as suas atividades cognitivas e sociais que lhes serão úteis no presente e no futuro.
Vygostky et al [1] atribui relevante papel ao ato de brincar na constituição do pensamento infantil. É brincando, jogando, que a criança revela seu estado cognitivo, visual, auditivo, tátil, motor, seu modo de aprender e entrar em uma relação cognitiva com o mundo de eventos, pessoas, coisas e símbolos. A criança, por meio da brincadeira, reproduz o discurso externo e o internaliza, construindo seu próprio pensamento.
A importância desse projeto se dá por poder proporcionar a experiência da construção de ideias e trabalho em equipe. Levando também em conta os benefícios das crianças que utilizarão o jogo, pois, ao jogar, desenvolverão o raciocínio lógico, trabalharão a memorização rápida por conta do ritmo que acontece o jogo, a atenção, o conhecimento bíblico e seus valores morais em relação a conduta e características daqueles que escolheram andar com Jesus. Além de proporcionar momentos de interação entre pessoas, seja na escola ou em família, construindo assim boas memórias, o que favorece o desenvolvimento do sentimento de acolhimento, amizade, coleguismo.
Ao criar esse jogo levamos em consideração a necessidade de a criança entender a capacidade de Deus em promover soluções a todo tipo de problema que cerca o ser humano, quando tratamos das emoções, sentimentos do dia a dia, encontraremos as respostas baseadas nas instruções bíblicas que contém a Palavra que cura, salva e liberta.