“CUIDANDO DO CUIDADOR”: PROMOÇÃO DO AUTOCUIDADO ESPIRITUAL E RELIGIOSO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE
DOI:
https://doi.org/10.25194/rf.v20iSuplementar.1783Keywords:
Espiritualidade, Cuidados de enfermagem, Religiosidade, AutocuidadoAbstract
Cuidando de quem cuida tem o objetivo a assistência preventiva aos profissionais de saúde em sua condição de sofrimento em seu cotidiano, favorecendo o compartilhamento de suas experiências e sentimentos adquiridos. Exposição a riscos de caráter psicossocial são uma das principais causas de enfermidades em profissionais que se encontram em ocupações hospitalares. A síndrome de Burnout é uma resposta a estes ricos, muito frequente em profissionais, ocasionando uma grande taxa na deterioração da sua qualidade de vida e até no abandono da profissão (1,2).
Devido esse acontecimento e esgotamento físico, afirma-se que as principais dificuldades que os profissionais da área hospitalar têm enfrentado são relacionados ao estresse, frustração durante o serviço, dificuldade na estrutura do ambiente que trabalha, altas demandas e poucos profissionais, aumento das cargas horárias, até mesmo violências tanto físicas como verbais, falta de profissionais com capacitação na área, dentre outros (1).
A Organização mundial de saúde (OMS) apresenta uma definição bela e utópica: “a saúde é completo bem-estar físico, psíquico, social e espiritual e não somente a ausência de doença ou enfermidade”, ou seja, os seres humanos necessitam do cuidado, em todas as áreas da vida, seja física, mental, social ou espiritual (3). O profissional precisa de um suporte espiritual, ele lida com tudo que está ao seu redor no ambiente hospitalar. Jesus foi claro em sua palavra quando disse “vinde a mim todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu os aliviarei” (4,5).