“SETTING DO PERDÃO”: PRODUTO EDUCATIVO PROMOTOR DA SAÚDE MENTAL EM UNIVERSITÁRIOS.
DOI:
https://doi.org/10.25194/rf.v20iSuplementar.1771Keywords:
Perdão, Saúde Mental, Habilidades Sociais, Promoção da SaúdeAbstract
“Há algum tempo a Psicologia tem se interessado pelo estudo do perdão. Esse construto é considerado como potencial promotor de bem-estar psicológico, fomentando diversos estudos em virtude de suas implicações na saúde mental e física dos seres humanos (DeShea, 2003; Gouveia et al.,2009; Karremans, Van Lange, Ouwerkerk, & Kluwer, 2003). “ Nesta citação foi possível identificar e ressaltar a relevância da temática explorada. Visto como potencial promotor de bem-estar, o perdão ou a falta dele geram grandes impactos na saúde mental e física dos indivíduos positiva ou negativamente; outros artigos já publicados na temática confirmam. “ Característica de unidades sociais: o ato de perdoar é compreendido como um atributo similar à intimidade, confiança ou compromisso, sendo algumas estruturas ou instituições sociais caracterizadas por promoverem um alto grau de perdão (e.g., casamento, família, comunidade) (McCullough & Witvliet, 2002; Menezes, 2009).” Os diferentes tipos de relacionamento vêem a temática do perdão de maneiras diversas; quanto mais próximo o relacionamento, mais se espera que o perdão seja presente. “ O verdadeiro perdão demanda um trabalho intrapsíquico importante, e ser capaz de lidar de maneira eficaz com os danos provocados por outra pessoa, causados intencional ou involuntariamente, é um desafio humano contínuo.” O ato de perdoar é difícil de ser realizado, portanto, podemos entender que este é o motivo de a temática não ser trabalhada com frequência em qualquer ambiente social.
No capítulo 18 do livro de Mateus, tem como exemplo os discípulos que iniciaram uma discussão acerca da hierarquia no reino de Deus, questionando o Mestre (Jesus) sobre quem seria o maior. Jesus chama uma criança para perto e afirma que somente se os discípulos se tornarem como ela, então entrariam no reino de Deus. Em seguida atribui humildade as crianças, depois fala sobre o perigo de escandalizar(envergonhar no evangelho) uma criança; trás também essa reprimenda para um contexto geral de seus seguidores, falando que deviam “cortar e arrancar” tudo o que neles fossem causadores de escândalos. Por fim, afirma que um homem tem mais prazer em encontrar algo que estava perdido do que no saber que não perdeu outros pertences. O texto é iniciado por uma hipótese de acontecimento, onde alguém ofendido possui um posicionamento ativo a respeito do ofensor, repreendendo-o, ou seja, alertando sua falha para que o “irmão” faça algo sobre isso. Era costume na época que as palavras ditas fossem confirmadas posteriormente por testemunhas caso o conflito não fosse resolvido (MT 18:17) . Jesus complementa dizendo que se nossas ações procederem com clareza e comunhão, elas serão conectadas nos céus e se não, serão desconectadas; a união reparada ou o pedido feito em comum acordo são impactantes na vida espiritual.