ANÁLISE HISTÓRICO-LITERÁRIA DA ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NO ÂMBITO ORGANIZACIONAL E SUA INFLUÊNCIA NA PREVENÇÃO À SÍNDROME DE BURNOUT

Authors

  • Morgana Érika da Silva Cunha Cassiano
  • Nilma do Rosário
  • Glauber Cassiano

DOI:

https://doi.org/10.25194/rf.v15i2.1540

Abstract

O presente estudo surge da necessidade de compreender como a Psicologia Organizacional pode atuar na prevenção da Síndrome de Bornout no ambiente de trabalho, bem como apontar que direções a literatura e a pesquisa acadêmica têm tomado no que diz respeito à produção de conhecimento e na aplicação desse conhecimento obtido ao ambiente de trabalho. É sabido que a Síndrome de Burnout é uma das causas mais comuns de queda na produtividade, uma vez que a sobrecarga de trabalho, bem como pouca ou inexistente satisfação ou usufruto dos resultados desse
trabalho, não só é uma crescente, mas uma característica do atual cenário psicossocial. Levando em conta as limitações acerca do tema foi pensado para o presente artigo um levantamento acerca do que tem sido produzido, literária e academicamente, indo desde o campo do estabelecimento de conceitos como na aplicação de métodos que visam prevenir ou combater a Síndrome.

Author Biographies

Morgana Érika da Silva Cunha Cassiano

Professora na Faculdade Adventista da Bahia (FADBA), Psicóloga CRP 03/16818, Especialista em Gestão de Pessoas pela UNIDERP, Especialista em Métodos de Ensinagem e Aprendizagem na Perspectiva Andragógica pela FADBA, Graduada em Psicologia pela FATECI.

Nilma do Rosário

Graduada em Psicologia pela Faculdade Adventista da
Bahia (FADBA).

Glauber Cassiano

Professor na Faculdade Adventista da Bahia (FADBA), Mestre em Educação pela UFBA, Especialista em Gestão Estratégica de Negócios pela UNIDERP, Graduado em Administração e Ciências Contábeis pela Universidade Estácio de Sá.

Published

2022-05-06

How to Cite

Érika da Silva Cunha Cassiano, M., do Rosário, N., & Cassiano, G. . (2022). ANÁLISE HISTÓRICO-LITERÁRIA DA ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NO ÂMBITO ORGANIZACIONAL E SUA INFLUÊNCIA NA PREVENÇÃO À SÍNDROME DE BURNOUT. Revista Formadores, 15(2). https://doi.org/10.25194/rf.v15i2.1540