AS CONTRIBUIÇÕES DA APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL PARA O FOMENTO DO EMPREENDEDORISMO A PARTIR DE UMA EMPRESA JÚNIOR DO RECÔNCAVO DA BAHIA
DOI:
https://doi.org/10.25194/rf.v15i2.1538Abstract
Há evidências empíricas na literatura indicando que uma pessoa com uma mente empreendedora é alguém que tende a transformar conhecimento em riqueza e que a aprendizagem organizacional, portanto, proporciona maior inclinação para
o empreendedorismo. É nesse sentido que o Movimento das Empresas Juniores (MEJ) no Brasil tem se engajado com a academia, com a finalidade de promover aprendizagem prática precoce. O objetivo deste estudo foi descrever as contribuições da aprendizagem organizacional para o fomento do empreendedorismo a partir de uma Empresa Júnior no Recôncavo da Bahia. Este estudo caracteriza-se metodologicamente por ter uma abordagem qualitativa de caráter descritivo e indutivo. A coleta de dados se deu por meio de uma entrevista semiestruturada, realizada em alguns casos via Google Meet e em outros casos presencialmente, com membros que possuem pelo menos seis meses de experiência na Empresa Júnior citada. Esses participantes são indivíduos entre 18 e 30 anos de idade, sendo homens e mulheres invariavelmente. A metodologia de análise adotada para inferência sobre os dados coletados foi a Análise de Conteúdo de Laurence Bardin. Os resultados indicaram que a aprendizagem organizacional é própria à existência da Empresa Junior, assim como, seus os membros tendem a se orientar para o mercado de trabalho mediante práticas empreendedoras. Ficou evidente que a aprendizagem organizacional e o empreendedorismo são elementos indissociáveis, que andam lado a lado, logo, concluímos que a aprendizagem organizacional proporciona maior inclinação para o empreendedorismo nos membros de uma Empresa Junior.