GOVERNO ELETRÔNICO: ESTUDO COMPARATIVO DOS SERVIÇOS DIGITAIS DOS DEPARTAMENTOS ESTADUAIS DE TRÂNSITO DE ALAGOAS E SERGIPE
DOI:
https://doi.org/10.25194/rf.v15i1.1532Abstract
O presente artigo tem como pauta o Governo Eletrônico e suas características práticas de aproximação e democratização entre o poder público e a sociedade, por meio do uso de tecnologias da informação. Para que tais práticas possam ocorrer e continuar evoluindo, os governos têm disponibilizado canais digitais, além da criação de decretos e leis, que pressionam os órgãos públicos a se adequarem ao cenário digital. Segundo o Departamento Nacional de Trânsito no ano de 2019 havia cerca de 73.844.088 usuários habilitados dos serviços dos Departamentos Estaduais de Trânsito em todo o território brasileiro (DENATRAN, em 2020). Ciente da relevância do impacto social e econômico para toda comunidade, vale verificar como os Departamentos Estaduais de Trânsito têm utilizado tecnologias da informação para possibilitar operacionalizar o governo eletrônico. Por esse motivo, o presente estudo objetiva analisar comparativamente os sites, aplicativos e Instagram dos Departamentos Estaduais de Trânsito dos estados de Alagoas e Sergipe, através do estudo das plataformas digitais e dados secundários.