A UTILIZAÇÃO DO PERSONAL BRANDING POR INFLUENCIADORES DIGITAIS NA INDUÇÃO DO COMPORTAMENTO DOS USUÁRIOS DE MÍDIAS SOCIAIS

Authors

  • Susi Oliveira da Silva
  • Adriano Santos Rocha Silva

DOI:

https://doi.org/10.25194/rf.v14i1.1462

Abstract

A utilização do personal branding se deu a partir da necessidade de se gerir estrategicamente a imagem de um determinado indivíduo. O conceito tem sido utilizado de forma subconsciente nas mídias sociais pelos chamados influenciadores digitais, os quais estão em processo de constante ascensão. Dessa forma, o estudo em questão teve por objetivo analisar de que maneira é feita a utilização do personal branding por influenciadores digitais na indução do comportamento dos usuários de mídias sociais, tendo como alvo de estudo a plataforma do Instagram. Para tanto, fez-se necessária a realização de estudo de campo, com uma amostra de quatro perfis de influenciadores digitais, além de um levantamento de campo (survey) com os usuários da plataforma do Instagram, sendo ambos os métodos de carácter exploratório e explicativo. Mediante análise posterior, confirmou-se que as ações de personal branding tomadas pelos influenciadores digitais nos processos de criação, desenvolvimento e gerenciamento da sua marca pessoal, impactam positivamente na percepção que os usuários do Instagram possuem a respeito desta. Verificou-se também que essas ações são as responsáveis por induzir o comportamento dos usuários nos processos de aquisição de um produto ou serviço e na mudança de hábitos pessoais/comportamentais, tendo-se em vista a porcentagem predominante de usuários que já realizaram algum desses dois processos. Por último, concluiu-se que, para um determinado indivíduo sentir-se induzido por algum influenciador, é necessária a implementação de ações diárias de personal branding, as quais alteram a perspectiva pessoal de cada um desses indivíduos com o passar do tempo.

Published

2021-08-10

How to Cite

Oliveira da Silva, S. ., & Rocha Silva, A. S. . (2021). A UTILIZAÇÃO DO PERSONAL BRANDING POR INFLUENCIADORES DIGITAIS NA INDUÇÃO DO COMPORTAMENTO DOS USUÁRIOS DE MÍDIAS SOCIAIS. Revista Formadores, 14(1), 103–121. https://doi.org/10.25194/rf.v14i1.1462