EMPODERAMENTO E EMPREENDEDORISMO FEMININO: UM ESTUDO MULTICASO COM AS JOVENS EMPREENDEDORAS DO SALVADOR
DOI:
https://doi.org/10.25194/rf.v13i3.1418Abstract
O presente artigo tem por objetivo analisar como o processo de empreendedorismo feminino das mulheres da Associação de Jovens Empreendedores (AJE), avaliando a possibilidade de gerar empoderamento feminino. Diante da atual crise econômica no Brasil, muitos jovens, principalmente as mulheres, tem iniciado um empreendimento como uma forma de sobrevivência ou, seguindo a denominação do SEBRAE, tornam-se empreendedores por necessidade.
Apesar da motivação, tais empreendimentos podem prosperar e tornar-se uma via para gerar empoderamento econômico, social e, no caso das mulheres, empoderamento feminino. A abordagem metodológica da pesquisa, quanto aos fins, pode ser classificada como de caráter exploratório. Para a interpretação e análise dos dados, sob o ponto de vista da abordagem do problema, classifica-se como de abordagem qualitativa.
Para levantamento de dados secundários partiu-se da pesquisa bibliográfica e para o levantamento de dados primários foram aplicados questionários com as jovens empreendedoras da AJE. Para a interpretação de análise de dados optou-se pela triangulação de dados.
Os resultados apontam que as respondentes se tornaram empreendedoras por necessidade, visto que precisavam de uma fonte de renda. Os empreendimentos são novos, de acordo com a categoria do GEM, mas que já geraram oportunidades na geração de renda, levando ao empoderamento feminino.