HABILIDADE DE VIDA EM ADOLESCENTES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO

Authors

DOI:

https://doi.org/10.25194/rf.v15i2.1233

Keywords:

adolescentes, habilidades de vida, competências socioemocionais

Abstract

O presente artigo tem como base um relato de experiência realizado com alunos do ensino médio de uma escola pública do recôncavo baiano. Objetivou realizar um treinamento de Habilidades de Vida com o foco na intervenção preventiva além de proporcionar saúde, a partir da elaboração de modelos eficazes de ação que possam contribuir de modo efetivo para o desenvolvimento desses jovens. Foram realizadas oficinas de vivências com 09 alunos para que os mesmos pudessem colocar em prática toda a teoria que lhes era apresentada com a finalidade de atingir o objetivo principal. Como recursos didáticos fez-se o uso de:  dinâmicas, rodas de conversa e relatos pessoais. A experiência oportunizou perceber a importância do trabalho realizado a partir das experiências compartilhadas pelos participantes, bem como a relevância desse tipo de intervenção para a mudança de comportamentos de risco em atitudes saudáveis.

Author Biographies

Adriana Rios Araujo, Faculdade Adventista da Bahia

Aluna da Faculdade Adventista da Bahia, Departamento de Psicologia

Jéssica Regina Oliveira de Souza, Faculdade Adventista da Bahia

Aluna da Faculdade Adventista da Bahia, Departamento de Psicologia

Renata Mascarenhas Aleixo, Faculdade Adventista da Bahia

Professora da Faculdade Adventista da Bahia, Departamento de Psicologia

References

Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Disponível em: <http://www2.aneel.gov.br/arquivos/pdf/atlas_par2_cap4.pdf>. Acesso em: 14 de Abr. de 2018.

ARAÚJO, Alessandra Oliveira. Dinâmica Territorial do Recôncavo Baiano: espacialidade e temporalidade, 2010. Disponível em: . Acesso em: 12 jul. 2016.

AZEVEDO, Esterzilda Berenstein de. Engenhos do Recôncavo Baiano. Brasília, DF : Iphan / Programa Monumenta, 2009. Disponível em : <http://portal.iphan.gov.br/uploads/publicacao/ColRotPat7_EngenhosReconcavoBaiano_m.pdf>. Acesso em 25 de jun. 2018.

BIASI, Carlos Antônio Ferraro.Energias renováveis na área rural da região sul do Brasil.Foz do Iguaçu: Itaipu Binacional, 2018.

BRITO, C. A PETROBRAS e a gestão do território no Recôncavo Baiano. Salvador: EDUFBA, 2008, p. 236.

CALLE, Frank Rosillo; BAJAY, Sergio V; ROTHMAN, Harry. Uso da Biomassa para Produção de Energi na Indústria Brasileira. Campinas, SP: UNICAMP, 2005.

COMPANHIA NACIONAL DE ABASTECIMENTO (CONAB).Acompanhamento da safra Brasileira de cana-de-açúcar, v. 1 – Safra 2014/15, n.1 - Primeiro Levantamento, Brasília, p. 1-20, abr. 2014

Cortez, L.A.B.; Lora, E.E.S.; Gómez, E. O. Em Biomassa para energia. Editora Unicamp: Campinas, 2008.

MACHADO, L.A.; HABIB, M. Perspectivas e impactos da cultura de cana-de-açúcar no Brasil. 2009. Artigo em Hypertexto. Disponível em: <http://www.infobibos.com/Artigos/2009_2/Cana/index.htm>.Acesso em: 30/3/18.

MATOS, Milton dos Santos. Reconcavo: berço dos canaviais. Salvador: Itapoan, 1975.

MESGRAVIS, Laima. História do Brasil colônia. São Paulo: Contexto, 2015.

POCHMANN, Márcio. Força de trabalho e tecnologia no Brasil: uma visão de história com foco atual na produção de cana-de-açúcar. Rio de janeiro: Revan, 2009.

TOLEDO, Vera Vilhena de.; GANCHO, Cândida Vilares. Verdes Canaviais. 3. Ed. São Paulo: Moderna, 2013.

SANTOS, J. O. et al. Produção e utilização de briquetes no Brasil. Revista Brasileira de Agrotecnologia. Garanhuns, v. 5, n1, p. 36 - 40, 2015. Disponível em: <https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBAGRO/article/view/4160/ 3660>. Acessado em: 07 de set. de 2018.

SCHUTTE, Giorgio Romano. Energia e desenvolvimento sustentável no Brasil: trajetórias recentes e perspectivas, 2014. Disponível em: <http://library.fes.de/pdf-files/bueros/brasilien/10954.pdf>. Acesso em 08 de Abr. de 2018.

Published

2022-05-06

How to Cite

Araujo, A. R., Oliveira de Souza, J. R., & Aleixo, R. M. (2022). HABILIDADE DE VIDA EM ADOLESCENTES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO. Revista Formadores, 15(2). https://doi.org/10.25194/rf.v15i2.1233