About the Journal
Foco e Escopo
A Formadores é um periódico on-line da Instituição Adventista Nordeste Brasileira de Educação e Assistência Social (IAENE). Trata-se de uma publicação teórico-científica cuja finalidade é a de promover, selecionar e socializar a produção intelectual dirigida à formação e ao desenvolvimento humanos, numa dimensão criacionista e com base nos ideais democráticos.
Processo de Avaliação pelos Pares
A Formadores apresenta as seguintes diretrizes referentes ao método de avaliação de artigos submetidos:
1 – Os trabalhos apresentados serão submetidos à análise de pelo menos dois avaliadores. O método de avaliação é o double blind view, que consiste em dupla análise pelos avaliadores do artigo sem que este seja identificado.
2 – Os artigos serão avaliados de acordo com os critérios de conteúdo (pertinência e contemporaneirade do tema, adequação à temática da revista, clareza de argumentos e originalidade na abordagem) e de forma (normas técnicas, qualidade da redação). Uma Ficha de Avaliação (Ver Anexo D) será entregue a cada avaliador com os critérios de análise adotados pelo Corpo Editorial da Formadores.
3 – Os avaliadores terão o prazo de 30 dias para avaliar os artigos enviados. Após a análise, os autores serão informados sobre possível aceitação ou recusa do artigo. Para os casos onde houver necessidade de alterações sugeridas pelos avaliadores, o autor tem o prazo de oito dias para realizar as alterações devidas e reenviar o artigo para publicação.
4 – O Corpo Editorial se reserva o direito de aceitar, sugerir alterações ou recusar artigos que não correspondam à temática da revista ou que não cumpram as diretrizes para submissão e avaliação de artigos.
5 – Todos os avaliadores receberão certificados de participação no processo de avaliação de artigos para fins curriculares.
Periodicidade
Possui atualmente a periodicidade semestral e tem como proposta a publicação de trabalhos e cadernos de áreas específicas a cada semestre.
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Fluxograma da submissão de artigos na revista
Histórico do periódico
A Revista Formadores foi criada no ano de 2004, com o objetivo de servir como um espaço para a veiculação de produções científicas de docentes e discentes da instituição em nível de graduação e pós-graduação, possibilitando ainda a veiculação de publicações de outros pesquisadores das áreas de administração, contabilidade, economia, educação, psicologia e áreas afins.