QUESTIONANDO ESTEREÓTIPOS SOBRE A BELEZA FEMININA: UMA ANÁLISE DAS CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS “MULHERES REAIS” DE DOVE

Autores

  • Luana Gomes do Carmo Faculdade Adventista da Bahia
  • Romilda Costa Motta Faculdade Adventista da Bahia

Palavras-chave:

Marketing social. Dove. Beleza real. Mulher. Paradigma.

Resumo

O segmento de mercado de beleza obtém resultados efetivos vendendo produtos e serviços que se propõem a adequar a “mulher real” aos padrões ideais de beleza. Por meio da estratégia do Marketing social, a agência de publicidade Ogilvy Brasil, responsável pela campanha publicitária da marca Dove, buscou apropriar-se da discussão, questionando os estereótipos de beleza. O objetivo geral da presente pesquisa foi analisar o impacto que a Campanha Dove “Real Beleza” obteve sobre o público consumidor feminino. Partiu-se da premissa de que a Ogilvy Brasil buscou atingir seus objetivos voltados ao Marketing social, explorando a dicotomia “Beleza ideal x Beleza real” para questionar padrões vigentes. A metodologia utilizada no estudo foi o método exploratório e descritivo, com base em pesquisa quantitativa, avaliada por meio da coleta de dados, realizada através de questionários. De acordo com os resultados, conclui-se que, ao colocar em xeque os padrões de beleza vigentes e valorizar a diversidade, foi agregado valor à marca Dove, fortalecendo e humanizando a mesma.

Biografia do Autor

Luana Gomes do Carmo, Faculdade Adventista da Bahia

Bacharel em Administração pelo Centro
Universitário Adventista de São Paulo
(UNASP-SP)

Romilda Costa Motta, Faculdade Adventista da Bahia

Doutora em História Social pela
Universidade de São Paulo. Docente no
Centro Universitário Adventista de São
Paulo (UNASP-SP)

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Publicado

2017-05-22

Como Citar

Gomes do Carmo, L., & Costa Motta, R. (2017). QUESTIONANDO ESTEREÓTIPOS SOBRE A BELEZA FEMININA: UMA ANÁLISE DAS CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS “MULHERES REAIS” DE DOVE. Revista Formadores, 10(2), 87. Recuperado de https://adventista.emnuvens.com.br/formadores/article/view/875