A CONTRIBUIÇÃO DA GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS PARA O CRESCIMENTO PROFISSIONAL DAS DISCENTES

Autores

  • JOEL JOSE DE OLIVEIRA unasp
  • Thamara Regina da Silva de Carvalho Souza unasp
  • ELAINE CRISTINA CARRARO unasp
  • Helena Brandao Viana UNASP

Palavras-chave:

Mulher, Mercado de Trabalho, Discriminação por Gênero.

Resumo

O avanço da presença da mulher no mercado de trabalho, bem como a percepção de barreiras a elas impostas as quais teimam em obstar a caminhada profissional feminina, é tema de recorrente abordagem. Pesquisas indicam que suas conquistas profissionais têm sido acompanhadas pela efetiva presença da mulher nas classes escolares, inclusive nas carteiras das Instituições de Ensino Superior. O presente artigo objetivou avaliar a contribuição da graduação em Administração de Empresas para o crescimento profissional das discentes da Faculdade Adventista de Hortolândia (FAH). Iniciando-se com uma breve revisão de literatura, o artigo prossegue com a apresentação de resultados de pesquisa de campo realizada por meio da aplicação de questionário respondido por 140 alunas do 2º e 8º termos do Curso de Administração de Empresas da FAH. A Pesquisa revelou o perfil das alunas, sua avaliação da Instituição de Ensino, bem como apontou para a importância da formação acadêmica para a evolução no mercado de trabalho, e a percepção de barreiras de gênero para progressão profissional. Notou-se que a despeito das conquistas feministas ao logo da linha de tempo, incluindo maior acesso às carteiras escolares, ainda persistem barreiras relacionadas à discriminação de gênero, às quais impõe à mulher significativas desvantagens no âmbito profissional.   

Biografia do Autor

JOEL JOSE DE OLIVEIRA, unasp

Possui graduação em Administração de Empresas pela Faculdade Adventista de Hortolândia(2015). Atualmente é Técnico de Gestão da Sabesp Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas. 

Thamara Regina da Silva de Carvalho Souza, unasp

Possui graduação em Curso de Adminstração pela Faculdade Adventista de Hortolândia(2015). 

ELAINE CRISTINA CARRARO, unasp

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999), mestrado em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (2002) e doutorado em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (2009). Atualmente é professora da Faculdade Adventista de Hortolândia. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em História da Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: instituto histórico de paris; pensamento social brasileiro; educação e diversidade étnico-racial

Helena Brandao Viana, UNASP

Helena Brandão Viana concluiu a Graduação em educação fisica pela Universidade Estadual de Campinas em 1989. Cursou mestrado em educação fisica pela UNICAMP, concluido em 2003. Em seu doutorado estudou a temática da sexualidade na velhice, e para isto validou e adaptou culturalmente a escala ASKAS, para utilizacão na cultura brasileira e passou 4 meses na Simon Fraser University, em Vancouver, Canadá, onde cursou a disciplina "programas de promoção de saúde no envelhecimento" e teve como orientador internacional o Prof. Dr. Andrew  Wister, diretor do departamento de gerontologia daquela universidade. Atualmente é coordenadora da da faculdade adventista da terceira idade e coordenadora do projeto feliz idade, de atividades física com idosos. Também é professora titular no curso de educação física na mesma instituição. Ministra aulas de metodologia de pesquisa em cursos de pós-graduação no unasp-HT. É professora permanente no mestrado em educação no UNASP-EC. Atualmente está como pesquisadora visitante na Simon Fraser University, Canada, na faculdade de educação, junto ao programa AGE-WELL.

Referências

ALBERTINI, R. Número de mulheres em cargos de liderança tem ligeira alta no Brasil. Apesar do aumento, número cai expressivamente se comparado a 2014. 2016. Disponível em: < http://www.grantthornton.com.br/insights/articles-and-publications/women-in-business-2016/ > Acesso em 02 mai.2016.

ALMEIDA, I. C. R, A mulher na política brasileira: um panorama histórico dos estereótipos femininos e a influência do imaginário social na participação da mulher no cenário político. Disponível em: < www.valedoparaiba.com/arquivo Servlet?file=322,PREMIO_PASIN. Acesso em 02 mai.2016.

ALMEIDA, R. C. A evolução da posição jurídico-social da mulher. João Pessoa, 2010. 40f. Monografia (Especialização em Direito do Trabalho) – Escola Superior da Magistratura, João Pessoa, 2010.

ALVES, C. Mais mulheres são chefes de família, e jovens optam por ser mãe mais tarde. G1. Rio de Janeiro. 31 out.2014. Disponível em: <http://g1.globo.com/econ omia/noticia/2014/10/mais-mulheres-sao-chefes-de-familia-e-jovens-optam-por-ser-mae-mais-tarde.html> Acesso em: 03 nov. 2014.

ANDRICH, M, Somos muitos... mas será que somos grandes? Revista Brasileira de Administração. Jundiaí: Conselho Federal de Administração. Nº 97 Novembro/Dezembro de 2013. Disponível em: Acesso em 07 set. 2014.

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para assuntos jurídicos. Constituição política do Império do Brasil (de 25 de março de 1824). Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao24.htm>. Acesso em: 15 jun. 2014.

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para assuntos jurídicos. Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil( de 16 de julho de 1934). Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/Constit uicao34. htm>. Acesso em: 31 out. 2014.

______. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para assuntos jurídicos Constituição da República Federativa do Brasil, de 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constit uicao.htm>. Acesso em: 15 jun. 2014.

______. Lei nº 4.121, de 27 de agosto de 1962. Código Civil Brasileiro, Estatuto da Mulher Casada. Disponível em: <http://diviliv.blogspot. com.br/ 2007/10/estatuto-da-mulher-casada.html>. Acesso em: 15 jun. 2014.

BRASIL. Presidência da República. Secretaria de Assuntos Estratégicos. BRICS 2015. Mulheres ainda são minoria, mas participação no mercado de trabalho está aumentando. Disponível em: < http://www.sae.gov.br/imprensa/ noticia/materias/brics-2015-mulheres-ainda-sao-minoria-mas-participacao-no-mercado-de-trabalho-esta-aumentando/ >. Acesso em 02 mai.2015.

BRUSCHINI, C, LOMBARDI, M.R, UNBEHAUM, S. Trabalho, renda e políticas sociais: avanços e desafios. O progresso das mulheres no Brasil. UNIFEM (Fundo das Nações Unidas para a Mulher). Fundação Ford. CEPIA (Cidadania, Estudo, Informação e Ação). Brasília-DF, p. 60-93. 2006. Disponível em: < http://www.mpsp.mp.br/portal/page/portal/Cartilhas/Progresso%20das%20Mulheres%20no%20Brasil.pdf >. Acesso em 02 mai.2016.

CIEE. Elas têm a força. Revista agitação, São Paulo, v. 6, n. 33, p. 24 – 25, 2000.

CFA (Conselho Federal de Administração). História da Administração. Disponível em: <http://www.cfa.org.br/administracao/historia-da-profissao> Acesso em: 07 set. 2014a.

______. Sobre a profissão. Disponível em: <http://www.cfa.org.br/administracao /sobre-a-profissao> Acesso em: 07 set.2014.

CRA-SP (Conselho Regional de Administração de São Paulo). Histórico da Implantação da profissão. 2014. Disponível em:<http://www.crasp.gov.br/crasp /W ebForm s/interna.aspx?secao_id=55&Idioma_id=1> Acesso em 07 set 2014

ÉPOCA NEGÓCIOS. Inspiração para inovar. Apenas nove das 500 maiores empresas na Al são chefiadas por mulheres. Brasil tem sete grandes companhias chefiadas por elas: Petrobras, Sabesp, rede Energia, magazine Luiza, B2W, Varejo, Prezunic e General Motors. Por Agência EFE. 28/03/2014. Disponível em: . Acesso em: 15 jun. 2014.

ETHOS (Instituto Ethos). Perfil social, racial e de gênero das 500 maiores empresas do Brasil e suas ações afirmativas. 2010. Disponível em: <http://www1.ethos.org. br/ethosweb/arquivo/0-a-eb4perfil_2010.pdf> Acesso em: 22 out. 2014.

FAH (Faculdade Adventista de Hortolândia). Relatório de quantidade de homens e mulheres matriculados, com status cursando, no curso de Administração desde a fundação em 2006. Hortolândia, 2014a.

______. Projeto pedagógico de curso (PPC). Curso: Administração. Campus: UNASP – Hortolândia. Hortolândia, 2014b.

______. Catálogo do Aluno. Hortolândia, 2014c.

IASD (Igreja Adventista do Sétimo Dia), Declarações da Igreja: aborto, assédio sexual, homossexualismo, clonagem, ecumenismo e outros temas atuais / Igreja Adventista do Sétimo Dia; tradução Francisco Alves de Pontes, Fernanda Caroline de Andrade e Marcelo Dias. – 3. Ed. – Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 2012.

IASP (Instituto Adventista São Paulo): Unasp-ht oferece novo curso de graduação. 2015. Disponível em: <http://www.iasp.br/noticia?id=768> Acesso em 21 abr.2015.

IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Pesquisa mensal de emprego – PME. Mulher no Mercado de Trabalho: perguntas e Respostas. Brasília, 2012a. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/ home/estatistica/ indicadores/trabalhoerendimento/pme_nova/Mulher_Mercado_Trabalho_Perg_Resp_2012.pdf>. Acesso em 03 nov. 2014.

______. Censo 2010: escolaridade e rendimento aumentam e cai mortalidade infantil. Brasília, 2012b. Disponível em: <http://censo2010.ibge.gov.br/noticias-censo?id=3&idnoticia =2125&view=noticia> Acesso em: 03 nov. 2014.

IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Censo 2010: mulheres são mais instruídas que homens e ampliam nível de ocupação. Brasília, 2012c.Disponível em: Acesso em: 08 out. 2014.

INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Exame Nacional de Desempenho de Estudantes. Relatório de Curso 2012. Administração Faculdade Adventista de Hortolândia. Brasília, 2013. Disponível em: <http://enadeies.inep.gov.br/enadeIes/enadeResultado/>. Acesso em: 15 jun. 2014.

______. Censo da educação superior. Brasília, 2014. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/visualizar/-/asset_publisher/6AhJ/content/matriculas-no-ensino-superior-crescem-3-8?redirect=http%3a%2f%2fportal.inep.gov.br%2fhome. Acesso em 28 out. 2014.

______. Censo da educação superior: 2011 – resumo técnico. Brasília, 2013. Disponível em:<http://download.inep.gov.br/download/superior/censo/2011/resumo _tecnico_censo_educacao_superior_2011.pdf.>. Acesso em 28 out.2014.

MADALOZZO, Regina. CEOs e Composição do Conselho de Administração: a Falta de Identificação PODE Ser Motivo Pará existência de teto de Vidro Para Mulheres no Brasil. Rev. adm. Contemp. [online]. 2011, vol.15, n.1, pp. 126-137. ISSN 1415-6555. Disponível em <http://dx.doi.org/10.1590/S1415-655520 11000100008> Acesso em: 22 out. 2014.

MIRANDA, L. C. A percepção da mulher no mercado de trabalho: Emprego, Carreira ou Vocação. Rio de Janeiro, 2006. 111f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Faculdade de economia e finanças IBMEC, Rio de Janeiro, 2006. Disponível em: <http://tupi.fisica.ufmg.br/michel/docs/Artigos_e_textos/A_mulher-e-o-mercado_de_trabalho/017%20-%20A%20percep%E7%E3o%20da%20mulher% 20no%20mercado%20de%20trabalho.pdf> Acesso em: 22 out. 2014.

NORONHA, E.C.S.F; VOLPATO, T.G. A trajetória educacional e profissional da mulher administradora. Revista PRETEXTO, Belo Horizonte, v.7, n. 2, p. 63-76, jul-dez.2006. Disponível em: <http://www.fumec.br/revistas/index.php/pretexto/article/viewFile/432/427> Acesso em: 15 dez. 2014.

OIT (Organização Internacional do Trabalho). Nota 1 - Trabalho e responsabilidades familiares: Novos enfoques. Série equilíbrio entre trabalho e família; n.1. 2011. Disponível em: < http://www.oit.org.br/content/nota-1-trabalho-e-responsabilidades-familiares-novos-enfoques-0 >. Acesso em 02 mai.2016.

PEÑALOZA, V; DIÓGENES, C. G; SOUSA, S. J. A. Escolha profissional no curso de administração: Tendências empreendedoras e gênero. Revista de Administração Mackenzie, v. 9, n. 8, 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ram/v9n8/a09v9n8.pdf> Acesso em: 15 dez. 2014.

ROCHA, C. D; SILVA, G. R; SÉ, V. A; FLORIANO, V. A. S; MELO, F.A.O. O fenômeno teto de vidro na ascensão à posição hierárquica das mulheres no mercado formal. Barreiras. Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, 11, 2014, Resende-RJ. Disponível em: < http://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos14/ 38320405.pdf >. Acesso em: 01 mai. 2016.

Downloads

Publicado

2017-05-22

Como Citar

OLIVEIRA, J. J. D., Souza, T. R. da S. de C., CARRARO, E. C., & Viana, H. B. (2017). A CONTRIBUIÇÃO DA GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS PARA O CRESCIMENTO PROFISSIONAL DAS DISCENTES. Revista Formadores, 10(2), 50. Recuperado de https://adventista.emnuvens.com.br/formadores/article/view/805