ALGUMAS IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS DO PENSAMENTO DE VIGOSTKI NO PROCESSO DE ENSINAGEM

Autores

  • Adalene T. B. Sales e Denise Coutinho

Referências

COUTINHO, M. T.; MOREIRA, M. Psicologia da Educação: um estudo dos processos psicológicos de

desenvolvimento e aprendizagem humanos, voltados para a educação - ênfase nas abordagens interacionistas

dos psiquismos humanos. 10 ed. Belo Horizonte: Formato Editorial, 2005.

DAYRELL, J. A escola como espaço sociocultural. In: DAYRELL, J. (Org.). Múltiplos olhares sobre educação

e cultura. Belo Horizonte: UFMG, 1996.

DIAS, S.S.; SILVA, M. Dialógica e Interatividade em Educação On-line [versão eletrônica]. Revista da FAEEBA

– Educação e Contemporaneidade, v. 14, n.23, 2005 p. 169-179. Disponível em: <http://www.abed.org.

br/congresso2005/por/pdf/095tcc5.pdf>. Acesso em: 24 abr. 2009.

GOMES, S. dos S. A avaliação formativa pensada no âmbito da didática. Belo Horizonte: PUC Minas

Virtual, 2007.

HADJI, C. Avaliação Desmistifcada. Porto Alegre: Artmed, 2001.

HOFFMANN, J. M. L. Avaliação Mediadora: uma relação dialógica na construção do conhecimento. Série

Ideias, v. 22, 1994, p. 51-59. do Centro de Referência em Educação Mario Covas. Disponível em:

www.crmariocovas.sp.gov.br>. Acesso em: 10 jun. 2008.

PRIMO, A. F. T. Avaliação em processos de educação problematizadora online. In: SILVA, M.; SANTOS, E. (Org.).

Avaliação da Aprendizagem em Educação Online. São Paulo: Loyola. 1996.

PIMENTA, S. G.; ANASTASIOU, L. das G. C. Do ensinar à ensinagem. In: PIMENTA, S. G.; ANASTASIOU, L. das

G. C. Docência no ensino superior. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2005.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores.

São Paulo: Martins Fontes, 2007.

___. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar In: VYGOTSKY, L. S. et al. Linguagem,

desenvolvimento e aprendizagem. 8. ed. São Paulo: Ícone, 2001.

___. A construção do pensamento e da linguagem. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

Downloads

Publicado

2016-10-11

Como Citar

T. B. Sales e Denise Coutinho, A. (2016). ALGUMAS IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS DO PENSAMENTO DE VIGOSTKI NO PROCESSO DE ENSINAGEM. Revista Formadores, 9(3), 76. Recuperado de https://adventista.emnuvens.com.br/formadores/article/view/752