O PAPEL DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NO ENSINO REMOTO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25194/rf.v22i4.2375

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar como a Tecnologia da Informação tem transformado os processos de ensino e aprendizagem, especialmente no contexto do ensino remoto sendo a base que viabilizou a educação a distância, não apenas modernizando a forma de ensinar, mas também ampliando o acesso ao conhecimento. A pesquisa adotou abordagem qualitativa, baseada em análise bibliográfica de livros e artigos científicos. Aborda-se a integração de tecnologias digitais em ambientes educacionais, os desafios emergentes como infraestrutura, preparo de docentes e engajamento dos alunos e as perspectivas futuras para a educação híbrida e digital. Sendo assim, a Tecnologia da Informação apesar dos muitos benefícios no ensino remoto também apresenta desafios, como a necessidade de letramento digital para professores e alunos, a formação profissional contínua para acompanhar as inovações tecnológicas como a Inteligência Artificial, por exemplo.

 

Palavras-chave: Tecnologia da Informação, Educação Digital, Ensino remoto, EAD.

Biografia do Autor

Suely da Silva Reis, Centro Universitário Adventista de Ensino do Nordeste (UNIAENE)

Graduanda em Gestão da Tecnologia da Informação- GTI no Centro Universitário Adventista de Ensino do Nordeste (UNIAENE). 

Jéferson Felipe Gagliato, Centro Universitário Adventista de Ensino do Nordeste (UNIAENE)

Doutorando em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia PPGEduC/UNEB. Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Feira de Santana PPGE/UEFS. Docente e Coordenador Grupo de Estudo e Pesquisa em Inclusão na Educação Básica e Docência Universitária (GEPIEBDU) no Centro Universitário Adventista de Ensino do Nordeste (UNIAENE).

Downloads

Publicado

2025-12-10

Como Citar

Reis, S. da S., & Gagliato, J. F. (2025). O PAPEL DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NO ENSINO REMOTO. Revista Formadores, 22(4). https://doi.org/10.25194/rf.v22i4.2375