EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A DISLEXIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25194/rf.v22i4.2328

Resumo

O ambiente escolar deve oferecer ao aluno um sistema de integração que o acolha independente das suas limitações. A inclusão de alunos que possuam alguma necessidade especial deve ocorrer sem trauma e sem preconceito, pois o ambiente social da escola deve trazer ao aluno segurança para a vida. Esse artigo t em como objetivo discutir a inclusão escolar de um aluno disléxico na sala de aula, caracterizar inclusão dentro do ambiente escolar, aplicar o princípio da educação inclusiva, entender um pouco sobre a dislexia e traçar planos de inclusão para o aluno disléxico. Para isso foi utilizado um estudo bibliográfico de diversos autores que falam a respeito do assunto sempre com a vertente de inclusão. Entendendo o que a Lei de Diretrizes e Bases diz sobre o assunto que possa beneficiá-lo. O ambiente escolar deve ser isento de preconceito fazendo valer a lei de inclusão para que todos os alunos possam desenvolver as suas habilidades com acesso à educação e possibilidade de desenvolver de forma correta o seu conceito de cidadania. Para isso a escola deve desenvolver o seu papel social atendendo às diversidades e abrindo o leque de conhecimento aos alunos para desenvolvimento de suas habilidades.

Palavras-chave: Educação. Dislexia. Inclusão.

Biografia do Autor

Mailanne Batista Dantas, Uniaene

Docente do Centro Universitário Adventista de Ensino do Nordeste (UNIAENE). Graduação em Psicologia pela Faculdade de Ciências e Tecnologia - FTC. Especialização em Saúde Mental, Psicanálise Clínica e Psicopedagogia Clínica e Institucional.

Jéferson Felipe Gagliato Gagliato, UNIAENE

Doutorando em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia PPGEduC/UNEB. Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Feira de Santana PPGE/UEFS. Docente e Coordenador Grupo de Estudo e Pesquisa em Inclusão na Educação Básica e Docência Universitária (GEPIEBDU) no Centro Universitário Adventista de Ensino do Nordeste (UNIAENE).

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Publicado

2025-12-10

Como Citar

Dantas, M. B., & Gagliato, J. F. G. (2025). EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A DISLEXIA. Revista Formadores, 22(4). https://doi.org/10.25194/rf.v22i4.2328