EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A DISLEXIA
DOI:
https://doi.org/10.25194/rf.v22i4.2328Resumo
O ambiente escolar deve oferecer ao aluno um sistema de integração que o acolha independente das suas limitações. A inclusão de alunos que possuam alguma necessidade especial deve ocorrer sem trauma e sem preconceito, pois o ambiente social da escola deve trazer ao aluno segurança para a vida. Esse artigo t em como objetivo discutir a inclusão escolar de um aluno disléxico na sala de aula, caracterizar inclusão dentro do ambiente escolar, aplicar o princípio da educação inclusiva, entender um pouco sobre a dislexia e traçar planos de inclusão para o aluno disléxico. Para isso foi utilizado um estudo bibliográfico de diversos autores que falam a respeito do assunto sempre com a vertente de inclusão. Entendendo o que a Lei de Diretrizes e Bases diz sobre o assunto que possa beneficiá-lo. O ambiente escolar deve ser isento de preconceito fazendo valer a lei de inclusão para que todos os alunos possam desenvolver as suas habilidades com acesso à educação e possibilidade de desenvolver de forma correta o seu conceito de cidadania. Para isso a escola deve desenvolver o seu papel social atendendo às diversidades e abrindo o leque de conhecimento aos alunos para desenvolvimento de suas habilidades.
Palavras-chave: Educação. Dislexia. Inclusão.