PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ADEQUADAS A ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS: DESAFIOS E INTERVENÇÕES NO CONTEXTO ESCOLAR

Autores

  • Letícia Andrade de Almeida
  • Emmyle Santos da Rocha
  • Natália dos Santos Guedes
  • Adna Evangelista Couto dos Santos

Palavras-chave:

Educação inclusiva, Formação docente, Práticas pedagógicas.

Resumo

A inclusão de alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) no sistema educacional brasileiro é um tema relevante, que requer uma análise aprofundada das práticas pedagógicas, da formação docente e dos recursos disponíveis nas escolas. Embora políticas como a Lei Brasileira de Inclusão (LBI) e a BNCC promovam diretrizes inclusivas, a efetividade dessas políticas enfrenta desafios significativos. “A escola inclusiva é uma escola comum – ou regular – que acolhe todos os tipos de alunos, independente das diferenças. Nela, são criadas situações que favoreçam e respeitem os diferentes ritmos e estilos de aprendizagem dos alunos” (Ferreira, 2018, p. 4).

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Publicado

2025-04-07

Como Citar

Letícia Andrade de Almeida, Emmyle Santos da Rocha, Natália dos Santos Guedes, & Adna Evangelista Couto dos Santos. (2025). PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ADEQUADAS A ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS: DESAFIOS E INTERVENÇÕES NO CONTEXTO ESCOLAR. Revista Formadores, 21(5). Recuperado de https://adventista.emnuvens.com.br/formadores/article/view/2288

Edição

Seção

Mostra de Pesquisa e Extensão