ESTRATÉGIAS DE ALFABETIZAÇÃO PARA CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
DOI:
https://doi.org/10.25194/rf.v22i4.2141Resumo
Resumo: A alfabetização de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) pode ser desafiadora, mas também muito gratificante. Nesse processo, os professores precisam entender da importância de conhecer e acolher as crianças por meio de relacionamentos significativos, promovendo um ambiente seguro, acolhedor e respeitoso, capaz de motivar e promover no aluno com TEA o senso de pertencimento. Outo importante passo é adaptar as estratégias de ensino para atender às necessidades individuais de cada criança. Isso pode envolver o uso de recursos visuais, como cartões com letras grandes e coloridas, a incorporação de atividades sensoriais e a repetição consistente. Além disso, a criação de um ambiente estruturado e previsível pode ser benéfica para crianças com TEA durante o processo de alfabetização. Isso pode incluir a utilização de rotinas claras e a minimização de estímulos sensoriais excessivos. Adicionalmente, é fundamental que os educadores e os pais trabalhem em parceria para apoiar a alfabetização das crianças com TEA, adaptando as estratégias conforme a necessidade de cada aluno, promovendo o suporte e motivação dentro e fora da sala de aula, nutrindo as experiências práticas e significativas para as crianças, e celebrando cada conquista ao longo do caminho.
Palavras chave: Alfabetização. Autismo. Professor.