A INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM TEA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.25194/rf.v22i4.2133Resumo
A inclusão não é só um desafio para os educadores, é também, uma oportunidade de aprendizado mútuo, pois a diversidade nos enriquece e nos torna mais tolerantes e empáticos. A educação inclusiva é a oportunidade de promover o respeito e a igualdade entre todos. A inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) não apenas beneficia o indivíduo com esse transtorno, mas também toda a sociedade e comunidade educativa, que aprendem a valorizar e respeitar as diferenças Os alunos com TEA podem contribuir de maneira significativa para o ambiente escolar, ampliando a diversidade e possibilitando uma aprendizagem enriquecedora para todos. Ao terem contato e convivência com colegas atípicos, as crianças neurotípicas aprendem a respeitar as diferenças e se adaptar a diferentes formas de comunicação e interação. Para que essa contribuição seja efetiva, é necessária que a escola esteja preparada para receber e incluir alunos com TEA. Adiconalmente, a família pode desempenhar um papel importante na busca de intervenções adequadas para a pessoa com TEA, como terapia ocupacional, fonoaudiologia, terapia comportamental, entre outras. A colaboração e o envolvimento da família nessas intervenções podem potencializar o desenvolvimento e os resultados positivos no processo educacional. A organização estratégica no âmbito da aprendizagem deve está inserida numa metodologia inovadora e colaborativa, que possibilite acessar as ideias relacionadas à motivação, atitude e o afeto quando o educando com TEA é inserido no mundo significativo da aprendizagem. A família deve estar envolvida ativamente na vida escolar do aluno, participando de reuniões e conferências com pais e professores, compartilhando informações importantes sobre o aluno e suas Necessidades Educacionais Específicas (NEE). Considerando que a criança com TEA aprende, porém no seu tempo, no seu ritmo e num ambiente acolhedor, é necessário fornecer um ambiente escolar acolhedor, seguro, colaborativo, lúdico, e com aprendizagens práticas e significativas.