A INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM TEA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25194/rf.v22i4.2133

Resumo

A inclusão não é só um desafio para os educadores, é também, uma oportunidade de aprendizado mútuo, pois a diversidade nos enriquece e nos torna mais tolerantes e empáticos. A educação inclusiva é a oportunidade de promover o respeito e a igualdade entre todos. A inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) não apenas beneficia o indivíduo com esse transtorno, mas também toda a sociedade e comunidade educativa, que aprendem a valorizar e respeitar as diferenças Os alunos com TEA podem contribuir de maneira significativa para o ambiente escolar, ampliando a diversidade e possibilitando uma aprendizagem enriquecedora para todos. Ao terem contato e convivência com colegas atípicos, as crianças neurotípicas aprendem a respeitar as diferenças e se adaptar a diferentes formas de comunicação e interação. Para que essa contribuição seja efetiva, é necessária que a escola esteja preparada para receber e incluir alunos com TEA. Adiconalmente, a família pode desempenhar um papel importante na busca de intervenções adequadas para a pessoa com TEA, como terapia ocupacional, fonoaudiologia, terapia comportamental, entre outras. A colaboração e o envolvimento da família nessas intervenções podem potencializar o desenvolvimento e os resultados positivos no processo educacional. A organização estratégica no âmbito da aprendizagem deve está inserida numa metodologia inovadora e colaborativa, que possibilite acessar as ideias relacionadas à motivação, atitude e o afeto quando o educando com TEA é inserido no mundo significativo da aprendizagem. A família deve estar envolvida ativamente na vida escolar do aluno, participando de reuniões e conferências com pais e professores, compartilhando informações importantes sobre o aluno e suas Necessidades Educacionais Específicas (NEE). Considerando que a criança com TEA aprende, porém no seu tempo, no seu ritmo e num ambiente acolhedor, é necessário fornecer um ambiente escolar acolhedor, seguro, colaborativo, lúdico, e com aprendizagens práticas e significativas.

Biografia do Autor

Adriene Portela Prado Corrêa, UNIAENE

Docente do Centro Universitário Adventista de Ensino do Nordeste (UNIAENE). Doutora em Educação com enfase em Instrução Curricular e Educação Especial e Inclusiva pelo Adventist International Institute of Advanced Studies (AIIAS). Mestre em Educação pelo Adventist International Institute of Advanced Studies (AIIAS) e graduada em pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Coordenadora do Projeto Um Sorriso pra Você na Clínica Escola do UNIAENE.

Antonia Lúcia Gomes Barbosa

Graduada em Letras pela FACE no ano de 2012 e pós graduada em Neuropsicopedagogia pela FADBA em 2023. Sou professora da Rede Municipal de Maragogipe, trabalho na área há 29 anos, leciono na Escola Municipal Antônio Otílio de Andrade, na turma da Educação Infantil, a escola está localizada na Zona Rural do município.

Sueli Caldas de Jesus Barbosa

Professora da rede municipal de ensino de Maragogipe-Ba, leciona na Escola Municipal Antônio Otílio de Andrade. Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) no ano de 2013, pós graduada em Educação Infantil e Anos Iniciais pela UNIASSELVI no ano de 2018 e pós graduada em Neuropsicopedagogia pela FADBA em 2023.

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Publicado

2025-10-21

Como Citar

Portela Prado Corrêa, A., Barbosa, A. L. G., & Barbosa, S. C. de J. (2025). A INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM TEA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM. Revista Formadores, 22(4). https://doi.org/10.25194/rf.v22i4.2133