PROMOÇÃO DE HABILIDADES SOCIAIS PARA ADOLESCENTES DURANTE O NAMORO: PRODUTO EDUCATIVO EM HISTÓRIA EM QUADRINHOS

Autores

  • Narlin Djanira Bezerra de Souza Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)
  • Luis Felipe Ribeiro Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)
  • Daniele Francisca dos Santos Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)
  • Haiza Patrícia Bezerra Muniz Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)
  • Janderlane Zaire Gonçalves Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)
  • Fagner dos Santos Lima Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)
  • Liliany da Silva Neres Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)
  • Ellen Zoppi dos Santos Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)
  • Clacir Virmes Jr. Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)
  • Anselmo Cordeiro de Souza Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)

DOI:

https://doi.org/10.25194/rf.v20iSuplementar.1793

Palavras-chave:

Habilidades Sociais, Empatia, Namoro, Adolescente

Resumo

A adolescência é um período crítico de transição, mas é também a fase principal no desenvolvimento e construção das Habilidades Sociais (HS) de um perfil emocional, físico e de saúde. Além disso, ter um bom repertório de HS é um conhecido fator protetor para problemas de saúde (MAGALHÃES et al., 2021).

As habilidades sociais, ou a falta delas, podem desempenhar um papel no surgimento de problemas internalizantes e externalizantes, cristalizando-se como fatores de proteção e risco. Em outras palavras, as habilidades sociais são acionadas em contextos interpessoais para expressar sentimentos, atitudes, opiniões e demandas de forma adequada ao contexto, respeitando essas mesmas condutas nos outros (SALAVERA, USÁN, 2021). Logo, é natural que essas habilidades interpessoais sejam desejáveis no contexto de relacionamentos afetivos amorosos, tal como no namoro. Destaca-se, que Weaver, Koenig e Larson (1997) apontam vários estudos que mostram a associação entre envolvimento religioso e redução de comportamentos de risco para o casamento, expectativas positivas com relação à família, ajustamento e satisfação conjugais, minimização de conflitos e aumento da tolerância.

Sublinha-se ainda, que Scott e Cantarelli (2004) ao investigarem, entre os jovens de classes populares, o lazer, a religiosidade e a aquisição de conhecimentos, referiram-se brevemente ao namoro de jovens presbiterianos e assembleianos. No caso da Assembléia de Deus, o fato de toda a diversão estar ligada à própria Igreja possibilitaria o surgimento de namoros entre seus membros. Embora fosse unânime o ideal de namorar pessoas da mesma religião, a fim de que se evitassem conflitos religiosos, no caso desses jovens, o namoro não estava restrito aos grupos religiosos.

Downloads

Publicado

2023-11-30

Como Citar

Djanira Bezerra de Souza, N., Felipe Ribeiro, L., Francisca dos Santos, D., Patrícia Bezerra Muniz, H., Zaire Gonçalves, J., Santos Lima, F., Silva Neres, L., Zoppi dos Santos, E., Virmes Jr., C., & Cordeiro de Souza, A. (2023). PROMOÇÃO DE HABILIDADES SOCIAIS PARA ADOLESCENTES DURANTE O NAMORO: PRODUTO EDUCATIVO EM HISTÓRIA EM QUADRINHOS. Revista Formadores, 20(Suplementar), e1793. https://doi.org/10.25194/rf.v20iSuplementar.1793

Edição

Seção

V COSUDI - Ciências da Saúde - Produção Técnica e Tecnológica (resumo expandido)